A responsabilidade social, o sapo e o escorpião

Por: Marcelo Linguitte
01 Janeiro 2007 - 00h00

A fábula do sapo e do escorpião é bem conhecida. Nessa história, um escorpião precisava atravessar um rio, mas como não conseguia, pediu a um sapo que estava por ali que o levasse para a outra margem. O sapo respondeu que nunca faria isso, pois conhecia os escorpiões e temia que ele lhe desse uma ferroada durante o percurso.
O escorpião disse ao sapo que isso nunca iria acontecer, pois, se assim o fizesse, os dois iriam morrer. O sapo se convenceu do argumento do escorpião e o colocou em suas costas. Durante a travessia, no entanto, o escorpião deu uma ferroada no sapo, que, agonizando, perguntou: “Mas você não disse que não iria fazer isso? Agora vamos morrer os dois!”. No que o escorpião responde: “Desculpe, é meu instinto!”.
Essa história ilustra muito bem um ponto que é fundamental quando se fala de incorporação da responsabilidade social empresarial (RSE) na gestão das empresas: para a maioria delas, o instinto natural é de uma gestão focada em seus próprios interesses e resultados, sem que aspectos sociais e ambientais mais amplos sejam levados em conta.
Esse instinto, que busca a satisfação de resultados restritos ao trimestre, tem dificuldade em reconhecer que, no longo prazo, é importante preservar e promover a sociedade e o meio ambiente, até para que os próprios resultados da empresa possam se manter no futuro.
Com certeza, caso o escorpião decidisse não ferroar o sapo, ele poderia continuar sua vida depois que chegasse à outra margem. Em vez disso, olhou para a satisfação imediata, seguiu cegamente seus instintos, e acabou perecendo.

Visão ampliada
O que vemos hoje no mundo (pobreza e desigualdade insustentáveis, aquecimento global, corrupção etc.) também é fruto de práticas gerenciais míopes, focadas no curto prazo. Para reverter esse cenário, e fazer com que toda a comunidade global possa vislumbrar um futuro mais sustentável e justo, a RSE torna-se não apenas importante mas fundamental.
Esse instinto empresarial não aparece por acaso, pois a própria lógica de mercado impulsiona as empresas no sentido contrário ao da RSE. Competição, carga tributária excessiva, globalização, cobrança dos acionistas: tudo isso cria um ambiente que desestimula estratégias de negócio baseadas na RSE, que são, normalmente, mais demoradas para maturar e, portanto, não-perceptíveis na avaliação dos resultados do negócio no trimestre seguinte.
Nesse contexto difícil, uma gestão socialmente responsável somente pode ser conseguida com esforços firmes e coordenados para esse fim. A geração espontânea não existe aqui, e a empresa deve buscar de forma intencional incorporar em suas análises ingredientes sociais e ambientais, ampliando seus parâmetros de sucesso para além da componente econômica – sem, é claro, desconsiderá-la. Afinal de contas, se não existir meio ambiente saudável e cidadãos com renda para comprar produtos e serviços, também não existirão empresas lucrativas.

Mal de Dom Quixote
Para se atingir consistência em termos de RSE, um aspecto é absolutamente fundamental: o comprometimento da alta administração da empresa com o tema. Sem compromisso e envolvimento genuínos, a RSE ficará no discurso, sem maiores impactos nos negócios. Muitos executivos queixam-se por se sentirem como um Dom Quixote dentro da empresa, já que nem sempre seus pares e o presidente da organização aderiram à idéia.
Eles se percebem lutando sozinhos, sem a adesão do restante da alta gestão. O que ocorre em casos assim é que a RSE não avança na cultura da organização, ficando restrita a um número pequeno de pessoas. Por não estar no DNA da empresa, a RSE acaba não produzindo os resultados esperados, o que termina por frustrar a empresa, já que ela investiu recursos valiosos em algumas ações, sem obter o retorno esperado. Porém, se não há compromisso com o tema, como haverá resultado?
A falta de compromisso com o tema na organização demonstra, infelizmente, uma falta de compromisso da alta gestão. Se ela não aderiu à idéia, ninguém mais na empresa irá aderir. Em uma empresa, acontece o mesmo que em uma família: os filhos aprendem com o exemplo dos pais.
Não adianta nada os pais discursarem para os filhos sobre a forma correta de agir, se eles mesmos não agem dessa forma. Os colaboradores de uma empresa observam o que fazem seus executivos e repetem como eles atuam. Dizer que RSE é importante, sem agir nesse sentido, não funciona. Assim, a adesão do presidente e de diretores é fundamental.

Comprometimento
É bastante comum a rotatividade em cargos mais altos dentro das empresas. Muitas vezes, um CEO ( sigla em inglês para chefe do setor executivo) é contratado e vê sua nova empresa como um trampolim para uma outra posição que considera mais interessante. A partir dessa idéia, desenvolve todo um conjunto de estratégias de curto prazo, para valorizar a empresa e seu próprio passe. Normalmente, essas estratégias não estão alinhadas com a RSE.
Em um cenário desse tipo, fica realmente difícil pensar em incorporar o tema na empresa. O que muitos CEOs não percebem – pois não estão acostumados a enxergar a situação dessa forma – é que a RSE, diferentemente do que pensam, não é algo que está aí para atrapalhar suas metas e as da empresa. Se bem trabalhada, a RSE pode ser uma ferramenta muito útil para o sucesso empresarial – e profissional.
Há, assim, espaços importantes para que um CEO possa contribuir para a melhoria do desempenho de sua empresa por meio das premissas da RSE. Esse tipo de comportamento seria certamente inovador e valorizaria muito mais o executivo perante o mercado, já que as questões da RSE e do desenvolvimento sustentável estão se tornando temas centrais no mundo, e quem está apto a lidar com eles, ganhará pontos importantes.
A questão do aquecimento global é um ótimo exemplo. Esse assunto, presente em praticamente todos os veículos de comunicação, desafia o mundo e a capacidade gerencial dos executivos das organizações, que começam a ser cobrados pelos acionistas e proprietários a tomar ações que tornem a empresa mais “ecológica”.
Um CEO que consegue ampliar a competitividade de uma empresa ao mesmo tempo em que diminui suas emissões de dióxido de carbono terá destaque garantido. É importante que se perceba que inteligência, informação e acesso a tecnologias não faltam. O que falta é, muitas vezes, vontade política para implantar determinadas medidas.
Chegou a hora de os executivos das empresas, principalmente seus CEOs, perceberem a sua responsabilidade nesse processo e darem sua parcela de contribuição.


Muitos executivos queixam-se por se sentirem como um Dom Quixote dentro da empresa, já que nem sempre seus pares e o presidente da organização aderiram à idéia

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup