Awakening Customers

Por: Felipe Rosito
01 Maio 2009 - 00h00

Como sabemos, o mundo está passando por uma grande crise. E essa crise não diz respeito apenas à falta de empregos, oportunidades e dinheiro. É uma crise também de valores. Talvez uma grande revolução que seremos forçados a viver. Mas nem tudo está perdido. Se é verdade que em toda crise existem novas oportunidades, chegou o momento de conhecer quem possivelmente é o nosso mais novo público-alvo.

Sacrifice will become simplicity (o sacrifício se tornará simplicidade). Essa é a mais nova premissa do marketing mundial. As pessoas que foram afetadas pela crise vão mudar os seus padrões de consumo, optando por uma vida mais “simples”. Com a falta de dinheiro e a incerteza sobre o futuro, a palavra de ordem é segurar a onda na hora de consumir. Algumas famílias vão apreciar esse nível de simplicidade no seu dia-a-dia, procurando atividades mais caseiras, trazendo um novo sentido à vida em família. Receitas tradicionais, como uma pizza em casa seguida de um filme no DVD, vão ganhar popularidade e haverá uma rejeição do consumo de produtos percebidos como poluentes, principalmente no segmento de carrões de luxo.

O consumidor tradicional irá questionar o que a sua marca está fazendo. Algumas teorias empresariais pregam que é hora de dar a ele menos opções, como vem fazendo a Patagônia, que reduziu algumas linhas de produtos. As marcas serão avaliadas conforme a sua pró-atividade em resolver questões sobre desenvolvimento sustentável, evidenciando o equilíbrio do uso dos recursos naturais para a produção de produtos de consumo.

Mas não é só nas empresas que a mudança está ocorrendo. Cada vez mais o comportamento das pessoas na hora de comprar algo seguirá o seguinte raciocínio: “Será que eu preciso disso?”. Em tempos de crise, os produtos também se transformam. Hummers vão passar de automóveis de “pessoas VIP” para “OVSP (Official Vehicle of Stupid People – veículo oficial de pessoas ignorantes).

Entretanto, o consumo de alto escalão ainda existirá, porém com um foco diferenciado. Sai o produto de status e entra o que realmente merece um preço mais alto, principalmente no que se refere aos bens duráveis. Resumindo: o luxo, antes fator de diferenciação, acaba de se tornar supérfluo.

Outra “novidade” que a crise está trazendo é um novo senso de participação das pessoas na sociedade. Com a recessão econômica e os escassos recursos financeiros, a colaboração e o espírito de solidariedade estarão em evidência. Um grande senso de comunidade irá emergir, substituindo o conceito de globalização por humanidade, assumindo o meio ambiente como nosso lar.

Concluindo, por mais incrível que possa parecer, a nova possível quebra de paradigmas da vida em sociedade partirá novamente de um momento de recessão, e não de fartura, como vivemos nos últimos quatro anos em escala global. Mesmo com tanto dinheiro circulando em épocas prósperas, não conseguimos erradicar a miséria do mundo por pura falta de interesse. Só para termos uma ideia, se os 20 países mais ricos do mundo doassem apenas 0,6% do seu PIB, tiraríamos da miséria 1,1 bilhão de pessoas. Mas quem sabe essa crise não tenha surgido justamente para questionarmos esse modo insustentável de vida? De agora em diante, o mundo empresarial terá quatro pilares da sustentabilidade (simplicidade, igualdade, responsabilidade e comunidade) totalmente baseados nas pessoas.

Essa nova visão do mercado vem substituir o atual Triple Bottom Line, que classifica a atuação das empresas apenas no desenvolvimento social, ambiental e empresarial. As marcas mais prósperas no mercado serão aquelas que conseguirem articular melhor esses valores. Boa sorte a todos nós!

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup