Da altura dos nossos ideais

Por: Dialogo Social
01 Julho 2008 - 00h00

Adolfo, uma pequena cidade a 494 km de São Paulo, com apenas 4 mil habitantes, pode se orgulhar de um grande feito: lá, alunos da escola Professora Ruth dos Reis conseguiram plantar, em apenas três anos, mais de uma árvore por habitante. Entre 2001 e 2004, foram 4 mil mudas de árvores nativas plantadas em solo que eles próprios prepararam.

Esse resultado foi apenas o primeiro do projeto “Plantando uma Boa Idéia”, motivado pela constatação de que a cidade mantinha apenas pouco mais de 3% da cobertura original de mata atlântica – a cidade, em outras épocas, teve mais de 21 mil hectares de vegetação nativa, contra apenas 700 hectares no início do projeto.

Tudo começou quando, em 2000, a proprietária de uma fazenda procurou a prefeitura da cidade para manifestar sua indignação diante da devastação de suas terras por moradores da região. O prefeito foi à escola e, da parceria entre a fazenda, a escola e a prefeitura, nasceu o projeto.

Para coordenar as tarefas, foram convidados inicialmente os alunos identificados como líderes que exerciam, na maioria das vezes, influência negativa. “Fizemos isso para que eles percebessem a importância do projeto. E deu certo. Eles são os que mais ajudam”, conta o vice-diretor da escola, Edenilson Antônio Malavasi. A escola também conseguiu envolver professores, pais, outras escolas, profissionais da agronomia e instituições como a Polícia Ambiental, a Polícia Militar, a Sabesp e a Casa da Agricultura.

São 773 alunos envolvidos, da 1ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, e os professores aproveitam o projeto no processo de ensino-aprendizagem. Em geografia, eles aprendem topografia e tipos de solo; em história, conhecem a cultura local; em ciências e biologia, aprendem sobre ecossistemas, aves migratórias, nome de árvores e espécies nativas.

O próximo passo é ampliar os projetos na área de cidadania, buscando conscientizar a população da cidade, trabalhar contra o desperdício, aumentar a área reflorestada e identificar com etiquetas cada uma das espécies. Ao mesmo tempo, a escola pretende continuar conjugando a ação voluntária com a aprendizagem efetiva – uma vez que as ações possibilitam diversos projetos interdisciplinares.
As ações não têm fim. As primeiras mudas plantadas já têm mais de seis metros e não chegam nem aos pés dos sonhos da escola...

Escola Municipal Professora Ruth dos Reis
(17) 3814-1203

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup