Definições de responsabilidade social empresarial

Por: Fernando Credidio
01 Abril 2006 - 00h00

Nas palestras que ministro pelo país, uma pergunta é recorrente: “Afinal, qual é a defi nição correta de responsabilidade social empresarial (RSE)?”. Eu costumo responder que não existe um significado único, por se tratar de um conceito em permanente evolução e desenvolvimento.

Em razão desse tipo de dúvida, achei oportuno discorrer sobre as diferentes definições preconizadas por algumas das principais organizações que promovem a RSE pelo mundo. Ainda que eu não concorde, inteiramente, com nenhuma delas, deixo para o leitor a escolha daquela que melhor corresponda à sua visão a respeito do tema.

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social – Brasil

RSE é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e coresponsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes
(acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e consegue incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas
dos acionistas ou proprietários.

Ação Empresarial pela Cidadania – Brasil

RSE é a gestão com objetivos e compromissos que ultrapassam o âmbito da sobrevivência do próprio negócio, ampliando-se para o exercício do papel de agente co-responsável pelo desenvolvimento social, político e econômico de seu ambiente.Inclui ações associadas a uma melhora da qualidade de vida, à ética nas relações e ao exercício da cidadania, tanto na empresa como no ambiente externo.

Centro Empresarial de Inversión Social (Cedis) – Panamá

RSE é uma filosofi a corporativa adaptada pela alta direção da empresa para atuar em benefício de seus próprios trabalhadores, suas famílias e no entorno das zonas de influência onde está situada. Trata-se de uma perspectiva que não se limita a satisfazer o consumidor, mas o bem-estar das comunidades com as quais a empresa se relaciona.

Centro Mexicano para a Filantropía – México

RSE é cumprir, integralmente, com as fi nalidades da empresa em suas dimensões econômica, social e ambiental, nos ambientes internos e externos. Essa responsabilidade conduz a empresa, conseqüentemente, à atuação comprometida
de melhora contínua, medida que lhe permite ser mais competitiva, respeitando e promovendo o desenvolvimento pleno das pessoas, das comunidades localizadas em seu entorno, atendendo, dessa forma, às expectativas de todos os públicos interessados: investidores,colaboradores, diretores, fornecedores, clientes, governo, organizações sociais e comunidade. A ação empresarial responsável integral se dá em função de quatro linhas estratégicas de competência: ética empresarial, qualidade de vida, relacionamento e compromisso com a comunidade e seu desenvolvimento e, por fim, cuidado e preservação do meio ambiente.

Chair Amnesty International Business Group – Inglaterra

RSE diz respeito às condutas essenciais da empresa no tocante à responsabilidade que possui pelo impacto total nas comunidades em que atua. A RSE não constitui uma opção adicional nem um ato de filantropia. A empresa socialmente responsável é aquela que leva adiante um negócio rentável, tendo em conta todos os efeitos ambientais, sociais e econômicos – positivos e negativos – que gera na sociedade.

Comissão das Comunidades Européias

RSE é um comportamento que as empresas adotam, voluntariamente, indo além dos requisitos legais, porque consideram ser esse o seu interesse a longo prazo. Implica uma abordagem por parte das corporações que coloca no cerne das estratégias empresariais as expectativas de todas as partes envolvidas e o princípio de inovação e aperfeiçoamento contínuos.

CSR Europe

RSE é um conceito a partir do qual as empresas decidem contribuir, voluntariamente, para uma sociedade melhor e um meio ambiente mais puro.

Forum Empresa – Aliança de organizações empresariais de RSE que promove a responsabilidade social empresarial pelas Américas

RSE se refere a uma visão de negócio que une o respeito por valores éticos, pelas pessoas, comunidades e pelo meio ambiente. A RSE é vista pelas empresas líderes como mais do que uma coleção de práticas discretas, gestos ocasionais, ou iniciativas motivadas pelo marketing, relações públicas ou outros benefícios. Ela é vista como um conjunto abrangente de políticas, práticas e programas integrados às operações do negócio e de processos de tomada de decisão que são apoiados e recompensados pelos dirigentes da empresa.

Fundación Empresa y Sociedad – Espanha

RSE não se limita à mera exploração econômica no sentido tradicional do conceito. Para a organização, a empresa socialmente responsável é aquela cujos dirigentes adotam um comportamento ético irrepreensível, que tem seus produtos e serviços aceitos pelos cidadãos, que cumpre com a legislação e as normas vigentes, que concede a importância adequada à relação com seus empregados, que respeita o meio ambiente e que apóia as pessoas mais desfavorecidas nas comunidades em que opera.

PROhumana – Chile

RSE é a contribuição ao desenvolvimento humano sustentável por meio do compromisso e confiança com seus colaboradores, a sociedade em geral e a comunidade local, com o objetivo de melhorar o capital social e a qualidade de vida.

The Center for Corporate Citizenship at Boston College – EUA

RSE refere-se à maneira pela qual a empresa integra valores sociais básicos às suas práticas comerciais e operacionais cotidianas. Uma empresa que adota princípios de RSE entende que seu êxito está entrelaçado à saúde da sociedade e ao bem-estar geral. Por isso, tem em conta seu impacto sobre todos os públicos de interesse,
incluindo os colaboradores, clientes, comunidades, fornecedores e o meio ambiente.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup