É muito fácil administrar um projeto social...

Por: Marcio Zeppelini
01 Julho 2010 - 00h00

Se você não concorda com a frase acima, é porque provavelmente faz parte da grande maioria dos projetos sociais que trabalha arduamente em busca de seus objetivos com parcos recursos e com uma equipe de profissionais – voluntários ou não – que não estão totalmente preparados para a dura realidade das ONGs brasileiras.

Uma das principais falhas do Terceiro Setor é a falta de desenvolvimento adequado de um Círculo de Liderança Comprometida, ou seja, a falta de liderança da equipe. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, o líder, erroneamente, toma posicionamento e comportamento de voluntário e acaba contagiando toda a equipe.

Talvez tal comportamento seja provocado pela ansiedade ou pela necessidade emergencial de conseguir fundos para tocar o barco.
Diversos gestores tentam buscar recursos de forma atabalhoada, sem planejamento. Acreditam que a “causa” é suficientemente forte para convencer a sociedade de que é preciso participar. Às vezes funciona, mas geralmente não.

Preocupam-se com o mínimo, com os incêndios do dia a dia, mas deixam as oportunidades passarem, muitas vezes por “medo”. Diante de algum grande projeto, recurso ou edital, dizem que essas informações não cabem à sua instituição e que não possui condições para elaborar ou executar projetos desse porte. Assim, as oportunidades vão passando...

Por falta de iniciativa, essas instituições não implantam um setor de captação de recursos porque não têm recursos. E, como em um círculo vicioso, a ausência de recursos é explicada pela falta de um setor de captação de recursos. Assim, vivem nos problemas, e não nas soluções.

Então, concluímos que para se fazer o bem, é preciso estar bem.

Não basta ter conhecimento para elaborar projetos ou fazer uma boa prestação de contas. É necessário, antes de tudo, focar nos gestores. Muitas vezes, as oportunidades passam por MEDO, VAIDADE ou DESCOMPROMETIMENTO da equipe que rege a orquestra.

Para que haja essa transformação e estruturação do pensamento dos gestores do Terceiro Setor, é preciso mudar o foco primeiro das pessoas envolvidas na gestão para, assim, mudar toda a organização. OBS: Parte desse texto é um relato de Perolina Cezar, de Cuiabá, que, após fazer o treinamento Transformação e Liderança, ministrado pelo GATH, vem mudando esse cenário em sua instituição.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup