Protagonismo como antítese da mediocridade

Por: Felipe Mello, Roberto Ravagnani
01 Fevereiro 2006 - 00h00

Vamos tratar de protagonismo social juvenil? Há tempos esta coluna deseja apresentar um texto que tivesse em sua espinha dorsal a contribuição que os jovens brasileiros vêm entregando às suas comunidades. Existem provas incontestes desses movimentos, espalhados pelos quatro cantos do continente apelidado de país que é o Brasil.

Antes de mais nada, cabe salientar que é impossível fechar os olhos para a mediocridade de uma grande parcela de adolescentes e quase-adultos, especialmente no que diz respeito à consciência e ativismo políticos. Sem cair na armadilha leviana de comparações infundadas, um simples lance de olhar para a França nos faz compreender o que um grupo de jovens engajados em torno de um tema pode fazer.

Novamente, não se trata de questão de mérito, nem sobre a positividade ou negatividade das ações por lá empreendidas, tampouco sobre a pertinência de usá-los como moldes. A citação é apenas uma provocação, uma reflexão, um convite a todos que têm interesse na construção de um país menos debochado.

Mas afinal, o que é protagonismo social juvenil? Uma consulta traz a seguinte definição: é um tipo de intervenção no contexto social para responder a problemas reais no qual o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos  acontecimentos. É passar a mensagem da cidadania criando acontecimentos, em que o jovem ocupa uma posição de centralidade.

Acrescentando um pouco de tempero na receita, protagonista é o jovem que desperta e participa como ator principal em ações que não dizem respeito somente à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, em diversos locais, desde a escola, comunidade ou sociedade, em termos mais amplos.

Outro aspecto é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade. O conceito demanda que o jovem participe do planejamento da ação, execução, avaliação e apropriação dos resultados.

O desejo de apresentar informações sobre a atuação dos jovens nas comunidades motivou uma pesquisa, que resultou na descoberta de um projeto original e genuinamente ligado ao protagonismo social juvenil. Trata-se do Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), que desde 1999, em caráter pioneiro, transforma a vontade de jovens oriundos de diversas pastorais populares em ação direta junto à juventude cearense.

“O movimento começou em Fortaleza, e, a partir de 2001, se estendeu para todo o Estado do Ceará, com a formação da Rede de Jovens no Ceará. A rede uniu o Instituto de Juventude Contemporânea à Pastoral da Juventude e à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), que perceberam a capacidade de intervenção social da juventude e a necessidade do trabalho em conjunto entre organizações e entidades”, conta Fábio Mendes, coordenador de gestão do IJC.

A atuação em rede vem possibilitando um salto de quantidade e qualidade nos projetos da ONG, pois existe a multiplicação de conhecimento e de iniciativas que deram certo, que podem ser aplicadas em localidades distintas de onde foram concebidas. O IJC é orientado em ações alinhadas ao eixo das políticas públicas e relações de gênero pelos seguintes programas: Formação Integral para Jovens; Formação Continuada de Educadores de Jovens; Articulação em Redes; e Gestão e Desenvolvimento Institucional.

Dentre os projetos desenvolvidos, o Sexo Seguro, tá ligado(a)?! chama a atenção pela pertinência e atualidade dos temas que aborda e pela linguagem que utiliza para realizar ações formativas e informativas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), HIV/Aids. O foco são adolescentes e jovens, de 13 a 26 anos, matriculados em escolas da rede pública, convidados a uma reflexão sobre a tomada de nova postura diante dos comportamentos de riscos.

Segundo Fábio Mendes, “em 2005 o projeto contou com o apoio do Ministério da Saúde e da Unesco, e após o encerramento da parceria, houve uma recomendação à prefeitura de Fortaleza. Agora, realizamos os eventos com o apoio da direção das escolas. Temos um núcleo formado por quatro jovens em cada escola, que passam por uma capacitação para depois organizar e conduzir as atividades com competência”.

No ano passado, a ação benefi ciou 4.552 jovens, que participaram de grupos de estudo, rodas de conversa sobre sexo seguro, pontos de encontro e festival de artes. “E é claro, receberam preservativos e foram orientados para a sua correta utilização”, completa Fábio.

Ainda na linha da educação sexual para a prevenção de DSTs/Aids, planejamento familiar, métodos contraceptivos e temas relacionados, o IJC  lançou este ano mais duas iniciativas. O primeiro é Diálogos Abertos, que atualmente atende 45 jovens da periferia de Fortaleza – vindos de diversos movimentos sociais – que se reúnem para aprender e dar sua opinião sobre opção e direitos sexuais.

“Eles estão passando por um processo de formação nos temas para depois levar a seus grupos a multiplicação de informações”, informa o coordenador. Recentemente foi realizado um seminário para trabalhar com ofi cinas artísticas sobre as vertentes relacionadas à opção e aos direitos sexuais, assim como os desafi os ligados ao sexismo e à homofobia. “Estiveram presentes 115 jovens, que produziram obras
em pintura, literatura de cordel, teatro de bonecos e colagem, tudo para dar vazão às suas opiniões sobre os temas”, relata Fábio.

O outro projeto é o Conviva, ainda em fase experimental e que vem recebendo o apoio do Unicef. Ele atua junto a jovens soropositivos com formação integral, desde a atuação como sujeitos sociais, sua relação com a sociedade e a afi rmação de seus direitos.

Números do ICJ

1999 é o ano de fundação da entidade

4.552 benefi ciados no ano passado por apenas um dos projetos

45 jovens no projeto Diálogos Abertos

É assim que o IJC contribui com a causa do fortalecimento da juventude brasileira, somando ações para olhar de frente e distribuir conhecimento sobre assuntos de interesse dessa parcela da população. A participação ativa de colaboradores jovens, voluntários ou não, é um terreno fértil para a construção de lideranças comunitárias, que se desenvolvem pessoal e profi ssionalmente ao mesmo passo em que compreendem a pertinência de também se desenvolver socialmente. Confúcio já dizia há séculos que aquele que ouve, esquece; aquele que vê, se lembra vagamente, mas aquele que faz, aprende. Sem a participação, o conhecimento é frágil!

O protagonismo social juvenil se confi gura como um antídoto à inércia improdutiva e retrógrada de muitos jovens espalhados pelo país. Pais, professores, líderes sociais, fi guras públicas e anônimas – mas interessadas – devem conhecer as contribuições que o voluntariado e o engajamento podem trazer aos cidadãos em formação.

Recomendado a todos, especialmente aos 20% dos jovens brasileiros entre 14 e 25 anos, que recentemente responderam a uma pesquisa nacional dizendo que estão sem trabalhar ou estudar. Para não cair no lugar comum por dizer que “mente vazia é ofi cina do diabo”, vale alterar o ditado e enfatizar que mente vazia é ofi cina da mediocridade.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup