Sensibilização é a grande saída

Por: Fábio Rocha
01 Julho 2007 - 00h00

O tema da gestão socialmente responsável tem alcançado crescente legitimidade nos meios acadêmicos, empresariais e políticos no Brasil e no mundo. Uma vez que mobiliza tanto os que acreditam nas potencialidades de avanço nas práticas de gestão empresarial, e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, quanto aqueles que consideram que sua projeção mais atrapalha do que contribui para o desejado equilíbrio entre dimensões sociais, econômicas e ambientais.
Um diverso conjunto de iniciativas relacionadas à sua promoção e à sua crítica indica a superação da possível característica de modismo. No meu trabalho como professor e consultor da área de responsabilidade social empresarial, procuro sistematizar experiências de pesquisadores, consultores e professores no campo da gestão socialmente responsável, buscando atingir três objetivos:
a) Esclarecer elementos do contexto histórico que levaram o tema a um papel de destaque no campo da gestão;
b) Evidenciar contrastes entre transformações conceituais e práticas de gestão no cotidiano das empresas; e
c) Colocar em discussão dilemas, limites e oportunidades para que as práticas nesse campo avancem e contribuam (ou não) para enfrentar os desafios
da atualidade.

Este é mais um artigo meu voltado para um dos principais desafios da implementação de uma cultura de gestão socialmente responsável, a dificuldade de definir uma estratégia de sensibilização da empresa para este novo modelo de gestão de negócios.
A despeito de ceticismos e críticas, o “movimento da responsabilidade social empresarial” ganhou consistência e relevância no cenário político, empresarial e acadêmico, especialmente nos últimos dez anos, no Brasil e no mundo.
Tanto empresas como governos, organismos multilaterais, segmentos da sociedade civil, da mídia e da academia parecem perceber que tal movimento não se trata de um modismo ou de uma bolha criada artificialmente, aproximando-o da característica de movimento social ou de ideologia.
Um diverso conjunto de iniciativas, como o desenvolvimento de indicadores e ferramentas de gestão, certificações, prêmios, programas de formação, debates, reportagens e pesquisas acadêmicas, evidenciam o papel de destaque que esse tema passou a ocupar no debate contemporâneo (KREITLON, 2004), seja entre seus arautos, seus críticos ou céticos.

Demanda real
Embora haja diferentes posições a respeito do tema, parece haver certo consenso de que as empresas, na atualidade, concentram muito poder, e que, por isso, precisam engajar-se mais no enfrentamento aos desafios coletivos, tanto no campo produtivo quanto social e ambiental.
Ainda que a idéia de gestão socialmente responsável tenha avançado de maneira acelerada em seus aspectos conceituais e instrumentais – domínio das universidades, dos organismos de fomento e de entidades empresarias, governamentais e da sociedade civil empenhadas em promover a causa –, parece avançar em ritmo mais lento no cotidiano das práticas de gestão das empresas, especialmente entre as de pequeno e médio portes.
Cabe esclarecer que não se trata de compreender discursos e conceitos como algo distinto das práticas. Trata-se de identificar em que domínios ou contextos da sociedade o movimento da responsabilidade social ganha maior adesão e engajamento nas ações, e em que domínios ainda é algo intangível, pouco relevante no dia-a-dia.
Para muitos que defendem a idéia da responsabilidade social empresarial, esse “movimento” representa quase uma religião: em discursos apaixonados, revela-se a crença de que empresas e empresários são os novos “salvadores da humanidade” e que todos os problemas atuais tendem a ser resolvidos na medida em que desafios sociais e ambientais sejam transformados em oportunidades de negócios, aplicando-se a competência e o modo de fazer empresarial para geri-los.
Descontados os exageros, que revelam o caráter ideológico que o debate assume, parece-me que há avanços significativos que não devem ser desprezados em relação ao papel das empresas na sociedade e aos mecanismos de gestão socialmente responsável, mas, sim, compreendidos em termos de seus dilemas e limites, como também de suas potencialidades. A implantação de um programa de responsabilidade social empresarial não acontece por decreto, portaria e/ou comunicado interno, ou ainda pela realização de grandes eventos e/ou campanhas publicitárias.

Atuação consciente
A implantação desses programas de maneira efetiva significa uma mudança de mentalidade e/ou cultura, fazendo com que acionistas, gestores, colaboradores, fornecedores e todos os demais envolvidos na rede de relacionamentos da empresa acreditem e internalizem a ética como única maneira de realizar negócios e atingir seus resultados de modo sustentável.
Este processo só irá ocorrer em médio prazo em algumas empresas, em outras em longo prazo e em algumas, nunca. Mas, todo processo deve começar por uma ação ou um conjunto de ações que irão abrir as portas para esta mudança, a que denomino sensibilização.
Entendo por sensibilização o ato ou efeito de sensibilizar a si mesmo e/ou a outros, envolvidos direta e/ou indiretamente em um processo e/ou situação definida previamente. Por sensibilizar, a exposição de uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituição a um propósito específico, do que resulta uma resposta, atitude e/ou reação.
Pelo próprio conceito fica claro que é preciso conhecer e definir a situação envolvida, respondendo as seguintes questões, entre outras:
1) Qual o cenário da sensibilização?
2) A quem e deve sensibilizar?
3) Como realizar esta sensibilização? Utilizar-se-á instrumentos, metodologias e/ou linguagens específicas para cada público-alvo?
4) Quanto tempo é necessário para realizar este processo? As ações e/ou conjunto de ações serão realizadas simultaneamente ou não?
5) Quem irá realizar estas ações? O presidente da empresa, diretores, gestores e/ou consultores?; e
6) Que indicadores serão utilizados para avaliar o sucesso ou não do processo de sensibilização?

Independente de se considerar que as respostas variarão de empresa para empresa, ponderando porte, cultura organizacional, valores e momento presente, algumas questões precisam ser destacadas. O processo de sensibilização deve ser realizado antes da concepção do programa de responsabilidade social empresarial, como também da sua divulgação para o público interno e/ou externo.
Mudança de mentalidade faz com que acionistas, gestores, colaboradores, fornecedores e todos os demais envolvidos na rede de relacionamentos da empresa acreditem e internalizem a ética como única maneira de realizar negócios e atingir seus resultados, de modo sustentável

Meios de sensibilização
Além da intranet e de informativos, é necessário utilizar palestras, grupos de estudo, fóruns de discussão e workshops, atividades que ajudam a empresa no estabelecimento de uma linguagem comum, ou seja, que toda a empresa tenha clareza dos conceitos corretos de responsabilidade social empresarial, independente do nível hierárquico, da escolaridade ou da área que pertencem.
A linguagem, os exemplos, os atrativos e as situações também devem ser desenhadas de acordo com a característica de cada público-alvo. Por exemplo, quando se pensa no público interno, pode-se estabelecer grandes especificidades entre acionistas, diretores, gestores e colaboradores em geral. É preciso também reconhecer que nem sempre “santo de casa faz milagre”; assim, a utilização de outros dirigentes de empresas, como também professores e consultores podem dar maior peso às informações apresentadas.
Reconhecer alguns limites também é um fator importante, como tempo, recursos financeiros, dificuldade em atrair alguns públicos – como os fornecedores –, pois, assim, as estratégias serão concebidas e/ou fortalecidas a partir destas variáveis. O mais importante é que se perceba a importância desta atividade, como também que a sensibilização não deve ser realizada apenas no momento inicial do programa de responsabilidade social empresarial, mas sempre que necessário.
Desta maneira, o processo de implantação do programa de responsabilidade social, com a formação de multiplicadores da causa, acontecerá de modo menos sacrificado, minimizando o insucesso do mesmo.


* KREITLON, M.P. A Ética nas Relações entre Empresas e Sociedade. ENANPAD, 28. In: Anais Curitiba ANPAD, 2004.
Fábio Rocha. Sócio-diretor da Damicos Consultoria e Negócios.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup