Tecnologia Solidária

Por: Thaís Iannarelli
01 Maio 2004 - 00h00

Politec Solidária forma novos talentos com aulas de informática diferenciadas

Thaís Mendes

Imagine uma grande empresa, com cerca de seis mil funcionários e unidades espalhadas por diversos estados brasileiros. Agora imagine um mesmo sentimento tomar conta desses funcionários: a solidariedade. É o que acontece na Politec, que já tem 30 anos de história e é uma das cinco maiores empresas de tecnologia do país.

A primeira idéia de fazer algo pelo setor social foi sugerida por um grupo de office boys em 2001, mesmo ano em que surgiu o nome Politec Solidária. Realizou-se na época uma campanha que arrecadou 5,2 toneladas de alimentos, dez mil peças de roupa, brinquedos e material escolar, que foram distribuídos para entidades de assistência a crianças carentes. “Isso mostrou que havia um campo muito fértil para se captar solidariedade na empresa. A partir daí a Politec estruturou um departamento para orientar e coordenar essas ações, que até então eram muito dispersas”, explica Filipe Rizzo, coordenador da Politec Solidária.

O caminho escolhido para atuar socialmente foi a inclusão digital. Vale frisar que a Politec Solidária em si possui apenas duas funcionárias – todos os outros participantes que fazem o projeto caminhar são voluntários.

Ações e parcerias da Politec Solidária

CDI

O Comitê para Democratização da Informática é um dos parceiros da Politec Solidária, que, além de doar equipamentos e ajudar financeiramente, também oferece cursos gratuitos e palestras para a capacitação dos monitores das Escolas de Informática e Cidadania (EICs), mantidas pelo próprio CDI.

Cursos Modulares de Informática

Visando à inclusão digital de jovens carentes, os cursos são ministrados nas EICs por voluntários da Politec Solidária (funcionários da Politec). As aulas fogem do aprendizado básico. A prioridade é a aula de hardware (como montar um computador), que começou em 2003 e formou 120 alunos em Salvador, São Paulo e Brasília. Até abril deste ano já se formaram aproximadamente 50 pessoas de diferentes EICs e foram iniciados também cursos de html (linguagem relacionada à internet) e lógica. Ao final das aulas, há entrega de certificados para participantes e instrutores. O principal objetivo é fazer cursos de longa duração, para se introduzir a linguagem Java (hoje em grande foco e ainda com poucos profissionais que a dominam).

Centro de Ensino da Audição e Linguagem – Ceal

Projeto de longo prazo, acompanha crianças com deficiência auditiva dos 5 aos 17 anos. A meta é introduzir a informática como ferramenta na educação dessas crianças. Para isso, foi realizado um treinamento com as professoras do Ceal em Brasília. A Politec Solidária cobre os custos dos dois laboratórios existentes na escola.

Missão Criança

A Politec Solidária também apóia a ONG, dando suporte às sedes nos municípios de Formosa e Cidade Ocidental (DF). A idéia também é complementar o projeto Bolsa-Escola Cidadã, proporcionando o acesso à tecnologia.

Resultados

As iniciativas da Politec Solidária causam satisfação tanto naqueles que são atendidos, quanto nos voluntários. “Senti a retribuição quando um aluno conseguiu consertar o computador sozinho. Aquilo já foi meu pagamento”, diz o instrutor dos cursos modulares Evaldo Evangelista, funcionário da Politec.

O aluno do curso de hardware, Maurício de Oliveira, traduziu durante sua formatura e entrega de certificados o que significa essa iniciativa para os participantes: “Nesse curso aprendemos não só informática, o que já é ótimo, mas principalmente a conviver bem com as pessoas, que é o mais importante”.

www.politec.com.br

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup