Terra dos Homens debate papel dos abrigos

Por: Revista Filantropia
01 Janeiro 2003 - 00h00
A Associação Brasileira Terra dos Homens, ONG que trabalha pela reintegração familiar de crianças que vivem em abrigos, lançou, na Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro, em dezembro, a Cartilha do Abrigo à Família, direcionada a funcionários de instituições que acolhem crianças e adolescentes em todo o País.

O objetivo do evento foi debater o papel dos abrigos e incentivar o investimento em políticas públicas que reestruturem e protejam a família. Atualmente, o repasse de verbas do governo para os abrigos é por criança atendida e a maioria das instituições não tem interesse em devolver as crianças para seus pais. O que se quer é uma política de proteção para toda a família, e não de ajuda à criança isoladamente.

Foi criado o Comitê para Reordenamento da Rede Nacional de Abrigos para reformular o modelo de assistência às crianças e aos adolescentes abrigados, com representantes dos ministérios da Justiça e da Previdência Social, dos Conselhos Nacionais da Criança e do Adolescente e de Assistência Social, da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça, da Unicef e de ONGs. Em oito meses, serão levantados números relativos aos abrigos e às crianças atendidas para saber quantas têm condições de voltar para suas famílias, direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O lançamento da cartilha no Rio foi o início deste projeto, que pretende mapear, reavaliar e recadastrar os abrigos do País.

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup