O planejamento estratégico para programas de voluntariado empresarial vem sendo discutido e implantado já há muitos anos. No entanto, muitos programas são geridos de forma apenas estratégica, presos ao tamanho de seu orçamento. Nos últimos anos, em Lima, no Peru, nós, da Asociación Trabajo Voluntario, percebemos que os programas de voluntariado empresarial têm uma poderosa proposta de valor para a comunidade, porém, uma proposta de valor menos sólida para os voluntários e para a empresa. Assim, conclui-se que este desequilíbrio passou a impedir um maior crescimento do voluntariado corporativo nas empresas.
A experiência nos ensinou que o caminho para que o voluntariado corporativo pudesse alcançar um nível mais alto de resultados e impactos seria o de promover este equilíbrio, maximizando, por meio de gestão e capacitação, o valor do voluntariado para a empresa, voluntários e comunidade (nesta ordem).
Dessas conclusões, a Asociación Trabajo Voluntario conseguiu envolver empresas vanguardistas do Peru em projetos de triplo impacto: voluntário-empresa-comunidade. Essas empresas investem mais em ações de voluntariado, e, portanto, são as que geram mais impacto social. Vale ressaltar que, para eles, este é um investimento, não uma despesa.
O desafio para as empresas que querem seguir este caminho é o de definir propostas com o valor de fato correto para cada um dos atores envolvidos na ação. Para a empresa, estamos falando de algo muito mais ambicioso: projetos sociais que se alinham ao negócio, geram visibilidade para a marca, promovem a retenção de colaboradores e melhoram a relação com a comunidade. Um olhar diferente para os programas de voluntariado como veículos para alcançar resultados prioritários e, muitas vezes, os que são críticos para o core business. Por exemplo, se uma empresa tem como prioridade o desenvolvimento de seus colaboradores para o sucesso de seu modelo de negócio, um programa de voluntariado corporativo pode desenvolver habilidades de funcionários, promover o empreendedorismo e, ao mesmo tempo, incubar e acelerar empresas sociais de impacto significativo na sociedade.
É importante esclarecer o que significa ‘valor’. Esta é uma palavra que tem sido usada em demasia, e perdeu a especificidade para descrever o que realmente é importante. Valor para uma empresa pode ser qualquer coisa que contribua para um objetivo prioritário para aquele espaço de tempo a ser alcançado, ou seja, algo que está recebendo toda a atenção da gestão da empresa. O voluntariado empresarial é ferramenta poderosa e estratégica para atingir este objetivo de forma positiva.
Sabemos que este é um enfoque que deseja alcançar um alto impacto social, mas tem um aspecto bastante empresarial, que se harmoniza perfeitamente com o DNA da maioria das empresas e facilita a sua disposição de inovar.