2005

Por: Conselho Editorial
01 Novembro 2004 - 00h00

Um novo ano se aproxima e, com ele, novas expectativas e a esperança de dias melhores. No final do ano passado, a exemplo de todo mês de dezembro, aguardamos a virada do ano para pôr em prática os projetos arquivados devido à falta de tempo e excesso de prioridades.
A culpa em não conseguir checar toda a lista de projetos para aquele determinado ano geralmente recai sobre um terceiro ou, mais precisamente, sobre o governo, a economia, as políticas públicas e todo um mar de álibis.
Tecer um bom planejamento para 2005 requer, entre outros aspectos, saber que teremos altas e baixas na bolsa de valores, no dólar, nos juros e todo aquele malabarismo fundado pela economia mundial. Mudanças legislativas em todas as esferas de governo que burocratizam ainda mais o serviço social no país e emperram a operacionalização pró-ativa. Internamente, profissionais em que a entidade confia deixarão de participar de seu quadro de colaboradores, assim como novos colaboradores aliados a novas soluções virão fazer parte do time. Toda essa imensa massa de imprevistos terá de fazer parte da receita do sucesso de 2005.
Se não quisermos que o bolo desande, o improviso e as mudanças devem estar incluídos no planejamento e, para tanto, devemos esquadrinhar planos B, C, D...
Essas rotas de fuga significam não só traçar segundas estratégias, como também saber qual será o fator que determinará a mudança da atual vertente para o “plano B”. Em uma cirurgia emergencial, a equipe médica precisa ter seus procedimentos todos bem alinhavados e saber exatamente o que fazer caso o paciente tenha, no meio da cirurgia, uma parada cardíaca. Não há como parar todos os procedimentos e fazer uma reunião da equipe médica a fim de decidir o que fazer.
Agora é o momento de traçar os objetivos, construir o orçamento, traçar metas, definir estratégias e ter tarefas delegadas a todos os colaboradores ligados direta e indiretamente aos projetos, que devem estar cientes e de acordo com os micro e macro objetivos da entidade.
Segundo os mais diversos tipos de especialistas, o ano de 2005 promete crescimento. Para tanto, só quem tiver arado bem seu terreno poderá tirar bons frutos do próximo período.
Nesse enredo, poderemos entrar em 2005 com pé direito e mangas arregaçadas para, daqui a um ano, podermos dizer: missão cumprida!
Boas festas e uma entrada de ano repleta de boas expectativas.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book Como começar uma⠀ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book 18 PASSOS essenciais para ajudar sua ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

PARCEIROS VER TODOS