Centro incentiva o trabalho voluntário

Por: Revista Filantropia
01 Novembro 2002 - 00h00
O Centro Voluntariado de São Paulo (CVSP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e sem qualquer vínculo político ou religioso. Foi fundada em maio de 1997, com o objetivo de incentivar e divulgar o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.

A entidade faz parte do Programa Voluntários do Conselho de Comunidade Solidária, que reúne os diversos Centros de Voluntariado do Brasil. Seu trabalho é direcionado à Educação para a Cidadania. Para poder melhor realizá-lo, a estrutura da entidade é integrada por uma diretoria e por uma equipe técnica, além - é claro - de uma grande equipe de voluntários.

Esse grande desafio é compartilhado com diversas pessoas e organizações que oferecem apoio e parcerias, convencidos da necessidade de articulação das diversas iniciativas de trabalho voluntário.

Ponte

O Centro de Voluntariado de São Paulo atua como uma verdadeira ponte entre aqueles que querem ajudar e aqueles que precisam de ajuda. Por meio de um banco de dados com cadastro de voluntários e de organizações sociais, o CVSP faz o encaminhamento dos voluntários.

O Centro também capacita voluntários e organizações sociais com a publicação de material técnico e da promoção de palestras, seminários e encontros tanto para voluntários como para dirigentes e coordenadores de voluntários das organizações. Além disso, elabora projetos e incentiva o trabalho voluntário em setores específicos, como o voluntariado corporativo (em empresas) e voluntariado jovem em colégios e universidades.

É possível integrar um desses programas. Basta escolher a área de atuação de interesse e se cadastrar no Centro de Voluntariado de São Paulo.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Saúde

Cuidados e educação para a saúde física e mental, campanhas preventivas, prestação de primeiros socorros, grupos de auto-ajuda, hospitais, atendimento odontológico, médico e psicológico.

Educação

Oportunidades de educação formal e informal para crianças, jovens, adultos e idosos. Programas de socialização, recreação, alfabetização, reforço escolar e capacitação profissional.

Assistência Social

Atividades que resgatam a auto-estima visando a promoção humana e suprindo as necessidades básicas de crianças, idosos, população carente, excluídos, portadores de necessidades especiais, pessoas em situação de risco e vítimas da violência.

Ecologia

Iniciativas que visam a melhoria da qualidade de vida da população em geral. Atividades de reciclagem, reflorestamento, educação ambiental, cuidados e preservação de animais.

Cultura e Esportes

Promoção e apoio à produção artística e cultural, apoio à criação e expansão de acervos de museus, bibliotecas e centros culturais. Atividades e educação artística, esportivas e recreativas.

Cidadania

Programas de desenvolvimento comunitário, incentivo à participação social e ao voluntariado. Defesa de direitos gerais, difusos e das minorias, campanhas e programas de valorização da vida, direitos do consumidor, promoção de valores éticos. Grupos ou brigadas e resgate ou salvamento, combate à criminalidade e incentivo à segurança da comunidade.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup