Construindo parcerias duradouras com empresas

Por: Carla da Nóbrega
01 Setembro 2009 - 00h00

Em tempos em que os bons exemplos de responsabilidade social empresarial pipocam por todos os lados, as organizações estão cada vez mais antenadas para a construção de boas parcerias. Entretanto, a parceria desejada é aquela em que há tal nível de confiança entre os parceiros que sua continuidade ao longo do tempo é um caminho natural. Não queremos parcerias instáveis que, a cada renovação, tornam-se motivo de ansiedade e insegurança em relação ao futuro. Sonhamos com parcerias duradouras, as quais tragam segurança e tranquilidade.

Mas qual é o segredo de uma parceria assim? Se analisarmos o conceito de parceria descrito por Marlova Noleto na publicação Parcerias e Alianças Estratégicas: Uma Abordagem Prática, é “uma associação em que a soma das partes representa mais que o somatório individual de seus membros. Passa a ideia de união, proximidade. O parceiro é um amigo, um aliado”.

Ora, então por que não usamos os mesmos princípios utilizados com nossos melhores amigos? Afinal, dedicar confiança, respeito, ética e transparência na relação com um parceiro corporativo não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Mas a empresa quer e precisa receber mais. Ela está investindo em seu projeto, e você tem o compromisso de fazer um excelente trabalho com seus recursos e lhe mostrar o retorno. Aí começa outra lista de princípios a serem respeitados: reconhecimento ao parceiro, relatórios, prestação de contas, impacto social, indicadores, agradecimentos, resultados, caminho do projeto para a sustentabilidade etc.

Agora já sabemos o que ele espera de você, e você sabe que deve fazer muito bem seu trabalho. Entretanto, não estamos aqui falando de qualquer parceria, mas, sim, de parcerias duradouras, aquelas que resistem a tempos de crise econômica.

Para chegar a isso não há receita pronta, mas podemos encontrar pistas. Tal qual em uma relação de amizade, as melhores lembranças que o seu parceiro terá serão os “detalhes”, que não estão escritos em branco e preto nos contratos de parceria. Serão as surpresas positivas que você lhe proporcionará, indo além do que ele imagina.

Como podemos surpreender positivamente nossos parceiros empresariais? Existem muitas formas, entre elas:

1. Seja criativo em apresentar os resultados do projeto. Um relatório escrito é o mínimo que seu parceiro espera. Complemente-o com um vídeo de depoimentos ou uma visita pessoal ao projeto, que dizem muito mais ao coração.

2. Voluntariado. Crie e ofereça oportunidades de voluntariado aos funcionários da empresa. Pesquisas mostram que os funcionários trabalham mais felizes em empresas que são socialmente responsáveis. O envolvimento dos voluntários com seu projeto solidificará sua relação com a empresa.

3. Ofereça novas oportunidades de expansão do projeto. A cada renovação, apresente novos componentes ao seu projeto, que estejam conectados com as linhas estratégicas de investimento social da empresa. Escute e conheça bem seu parceiro, para que suas novas propostas estejam de acordo com o que ele quer.

4. Crie possibilidades de networking para seu parceiro ampliar sua rede de contatos com outros parceiros de seus projetos, por exemplo, organizando um evento de agradecimento. As empresas gostam de se associar a causas de sucesso e somar esforços com outras empresas.

5 Pense de quais maneiras você pode ajudar a empresa a divulgar seu apoio e associar sua marca ao projeto. Existem formas de fazer isso sem grandes investimentos em publicidade. Por exemplo, seus beneficiários do curso de reciclagem podem produzir os brindes de final de ano para a empresa.

6. Seja pró-ativo. As empresas em geral estão envolvidas diariamente em muitos outros assuntos não relacionados ao seu projeto. Cabe a você dedicar tempo e ser propositivo em relação a ações que possam alavancar recursos e apoios. A empresa quer e gosta de participar; entretanto, não espere que ela traga propostas para melhorar seu projeto e a visibilidade da parceria.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup