Contra a solidão, solidariedade

Por: Revista Filantropia
01 Janeiro 2008 - 00h00
Do estudo à realidade, nua e crua. Essa distância certamente foi maior do que os seis quilômetros percorridos pelos alunos de ensino médio da Escola Agrotécnica Federal de Ceres (GO) no caminho até o abrigo de menores Lar Espírita Sabrina Ribeiro. O projeto que levou os alunos a essa nova experiência de vida foi o Mão Amiga, que tinha como objetivo minimizar os problemas gerados pela exclusão social e envolvia estudantes da disciplina de sociologia, que estudavam a estratificação social. E bastou algumas visitas ao abrigo de menores para que se criasse um vínculo que não foi mais desatado.

Depois de dois anos, a escola disponibilizou um espaço interno para as atividades. Agora, os 23 internos de 3 a 12 anos de idade são levados à escola duas vezes por semana. Ao promover atividades lúdicas e educativas, o projeto proporciona melhoria da qualidade de vida das crianças e, ao mesmo tempo, é uma oportunidade de socialização para os alunos da escola, que funciona em regime de internato. Muitos estudantes vêm de outros estados e ficam até três anos sem ver a família.

Na escola – certificada com o Selo Escola Solidária do Instituto Faça Parte –, há também um centro de equoterapia (equitação terapêutica) para atendimento de pessoas com deficiência física e mental. Quando não há pacientes, os alunos do projeto aproveitam os cavalos em atividades de recreação. ”Jovens e crianças montam, e os educandos conduzem o animal. É uma experiência enriquecedora para todos”, diz o professor de educação física que idealizou o projeto.

O projeto se firmou e ganhou novos horizontes. O próximo passo é uma parceria com uma organização social que vai capacitar os estudantes para que sejam professores de alfabetização e monitores de cursos de artesanato.

Escola Agrotécnica Federal de Ceres
www.eafce.gov.br
(62) 3307-7100
EDITAIS FILANTROPIA PLATAFORMA ÊXITOS
19.586
Oportunidades Cadastradas
9.597
Modelos de Documentos
3.490
Concedentes que Repassam Recursos
Prazo
Paranapanema - Doações e Patrocínios
Prazo
Aceleradora P&G Social
Prazo
31 Dez
2020
IberCultura Viva 2020
Prazo
1 Ago
2020
Todos os olhos na Amazônia
Prazo
1 Ago
2020
The IFREE Small Grants Program
Prazo
4 Set
2020
Ideias para o Futuro
Prazo
30 Nov
2020
Stop Slavery Award 2021
Prazo
31 Dez
2020
Patrocínios e Doações - Instituto Usiminas
Prazo
Patrocínio BS2
Prazo
Matchfunding Enfrente o Corona

PARCEIROS VER TODOS