Diversidade como fonte de riqueza humana

Por: Felipe Mello, Roberto Ravagnani
01 Janeiro 2005 - 00h00

Você sabe o que é a síndrome de Down? Grande parcela da população brasileira ainda é completa ou parcialmente incapaz de responder precisamente a questão. Não são poucas as defi nições e conceitos equivocados que permeiam a “sabedoria popular”, encorpando o coro dos preconceituosos e difi cultando a reabilitação e inclusão social.

Respondendo a pergunta formulada: a síndrome de Down é uma alteração genética que ocorre durante a formação do bebê, sendo sua denominação resultado da descrição de Langdon Down, médico inglês que pela primeira vez identifi cou, em 1866, as características de uma criança com a síndrome. Em letras um pouco mais técnicas, a ciência conta que cada célula de um indivíduo normal possui um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. Já nas pessoas com síndrome de Down, a célula tem 47 cromossomos e o cromossomo extra ligado ao par 21.

Os exames mais comuns para diagnóstico da síndrome acontecem já na gravidez: a ultra-sonografi a e a amniocentese. Na primeira examinam-se as características do feto (tamanho da criança, das pernas e braços e sua movimentação), observando-se se há indicação de problemas. Mesmo assim, no caso da síndrome de Down, a confi rmação só é costatada pela análise dos cromossomos do feto, que é conseguida pela amniocentese. Os portadores apresentam certos traços típicos, como olhos com linha ascendente e dobras da pele nos cantos internos (semelhantes aos orientais), nariz pequeno, rosto redondo, orelhas pequenas, baixa estatura, pescoço curto e grosso, fl acidez muscular, mãos pequenas e prega palmar única.

Diminuindo distâncias

Há duas décadas, a Fundação Síndrome de Down dedica-se a diminuir a distância entre os considerados normais e aqueles com as características especiais apresentadas. Criada em 1985, a entidade sem fi ns lucrativos, localizada em Campinas, foi iniciativa de pais que, angustiados com a falta de perspectiva educacional para seus fi lhos, criaram um programa educacional com apenas três crianças (de seis meses a 2 anos). “Os recursos eram escassos e eles alugaram uma casa, compartilharam as despesas e contrataram profi ssionais. Com o sucesso das atividades, a fundação foi se institucionalizando e conseguiu o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura, da Secretaria de Estado da Saúde e do Município de Campinas”, conta Lenir Santos, presidente da organização.

O programa foi idealizado inicialmente como um espaço educacional e terapêutico, com a integração de ambas as atividades. “Sempre batalhamos contra a discriminação, dissolvendo as barreiras sociais, por acreditarmos que o potencial humano não pode ser medido pelos meios mais fáceis e cômodos da competição”, afi rma Lenir. Hoje são oferecidos serviços especializados nas áreas de fonoaudiologia clínica e escolar, fi sioterapia e hidroterapia, pedagogia especializada, psicologia, terapia ocupacional, educação física adaptada, acompanhamento nas escolas regulares e no mercado profi ssional, atingindo diretamente mais de 120 crianças, adolescentes e jovens. “Nosso trabalho abrange três grandes fases de desenvolvimento: a estimulação inicial, a escolarização e a preparação para o trabalho”, completa ela.

O principal serviço da instituição é o clínico-terapêutico, por intermédio do Núcleo Terapêutico (Nute). As crianças encaminhadas desde o nascimento têm garantido o acompanhamento nas áreas psicomotora, de linguagem e cognitiva, o que engloba fonoaudiologia, fi sioterapia e hidroterapia, psicologia, entre outros serviços. Para esse atendimento, o Nute conta com um quadro composto de profi ssionais especializados, que atende as crianças individualmente em sessões que variam de duas a três por semana.

As atividades da fundação acontecem também no Núcleo Educacional, que utiliza a metodologia denominada Pedagogia da Vida para desenvolver o potencial de crianças e jovens com síndrome de Down.

Outro espaço de atuação é a Ofi cina Cultural e Tecnológica, que reúne os projetos de iniciação para inserção no mercado de trabalho. “Em 2004 oferecemos uma série de ofi cinas, como horta-jardinagem, arte-decoração e padaria artesanal”, informa a presidente da organização. A fi m de estabelecer parcerias e gerar emprego para o jovem portador da síndrome, a fundação possui um serviço de assessoria às empresas, que oferece informações jurídicas sobre o trablho da pessoa defi ciente, presta esclarecimento sobre suas possibilidades e capacidades, desmistifi cando crenças e mitos sobre a síndrome de Down, além de manter permanente contato com o jovem que começa a trabalhar. O serviço ainda engloba acompanhamento e constante avaliação de desempenho, reuniões técnicas e troca de informações para a melhor performance profi ssional e condição de trabalho do jovem.

Captação de recursos, resultados e metas

Com sede em Campinas, no distrito de Barão Geraldo, estado de São Paulo, a entidade tem reconhecimento de utilidade pública junto aos governos federal, estadual e municipal desde 1990, e obteve Certifi cado de Entidade Benefi cente de Assistência Social em 1992.

Assim como na maioria das instituições brasileiras, a maior carência da fundação é de recursos fi nanceiros para sustentabilidade. Existe um programa de participação para pessoas e empresas, que podem ajudar por meio da doação de dinheiro ou alimentos, contribuição mensal, compra de produtos, ou doação de tempo e talento.

Fica registrada mais uma vez a potência de uma iniciativa conduzida com entusiasmo e competência, especialmente em um campo da atividade social ainda repleto de olhares receosos, muitas vezes ausente da lista de preferências dos apoiadores governamentais e privados. O trabalho bem sucedido dessa organização, assim como de outras parceiras de causa, tem uma missão adicional: sensibilizar e persuadir os diversos setores da opinião pública quanto à pertinência e positividade de investimentos nesta área. Diferentes, sim. Anormais, não. É essa noção de diversidade que deve permear o âmago da sociedade com relação aos portadores da síndrome de Down.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup