Editorial Marcos Biasioli

Por: Marcos Biasioli
01 Novembro 2002 - 00h00
No primeiro mandato de FHC sua maior ocupação foi o combate à inflação, no segundo teve a necessidade de equilibrar as contas públicas, bem como ofertar credibilidade aos investidores externos, e cumprir as metas de superávit fiscal com o Fundo Monetário Internacional (FMI), tudo para retomar o crescimento do País. Como conseqüência, o governo teve de acirrar a luta de equilíbrio de seus caixas, em especial com o aumento da carga tributária. Assistimos, portanto, a criação da CPMF, a exemplo do aumento das alíquotas de vários tributos, em especial as do Cofins e PIS, além do Imposto de Renda e outros mais.

Em decorrência da renúncia fiscal por força da imunidade prevista na Constituição Federal, as filantrópicas deixaram de recolher aos cofres públicos tributos correspondentes a mais de R$ 2 bilhões por ano, e passaram também a ocupar o desconfortável papel de vedetes e alvos da arrecadação tributária. E assim fomos testemunhas de que houve uma verdadeira “caça às bruxas”, iniciada a partir de 1998, sobre as entidades que portavam o benefício do não pagamento de tributos, cujo artifício governamental foi a mudança dos requisitos legais ao acesso à imunidade, em especial com a edição de duas leis: 9.532 e 9.732/98, que só não causaram um malefício maior às filantrópicas devido à intervenção do Judiciário, que retirou, até hoje, liminarmente seus efeitos.

O nosso novo presidente escreveu para a segunda edição de nossa revista, comprometendo-se com as filantrópicas a não implementar decisões unilaterais que as afete, “por decreto, de forma voluntarista”, afirmando, ainda, que quer “a ajuda das milhares de organizações que fazem parte do Terceiro Setor” para melhorar o Brasil.

Apesar da promessa de campanha, é evidente que Lula enfrentará, a exemplo de FHC em seu primeiro mandato, a necessidade de combater novamente a inflação, que já é visível, bem como equilibrar as contas públicas, com resgate inclusive, da credibilidade externa para fortificar o nosso crescimento. Contudo, espera-se que o Terceiro Setor seja verdadeiramente eleito como parceiro e não como concorrente ou adversário desta saga.

Contudo, certos e conscientes que Lula não terá como fazer milhares em prol das atividades do Terceiro Setor, ante ao rombo da Previdência Social, que urge a R$ 10 bilhões, principalmente no que tange ao tratamento tributário que está sendo dado às filantrópicas, impõem-se a necessidade de partirmos para uma nova eleição na ampla Nação de nossa entidade, não de presidente, mas sim de metas, que possui apenas duas candidatas:

## criatividade para a auto-sustentabilidade;

## profissionalismo para maior credibilidade.

A Revista Filantropia desta edição está em campanha para o empate das duas candidatas, ofertando como bônus, ferramentas para a consistente sobrevivência da obra social, tudo para que não haja o Terceiro Turno em detrimento do Terceiro Setor.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup