Em prol da preservação e do bem-estar

Por: Thaís Iannarelli
01 Março 2009 - 00h00

Líder no mercado mundial de pneus, o Grupo Michelin, fundado em 1891, tem, atualmente, 17,1% de participação no setor. Seus pneus são utilizados em automóveis, caminhões, motos, bicicletas, tratores, veículos de terraplanagem, aviões e até ônibus espaciais da Nasa.

A empresa de grande porte, que tem 113 mil funcionários no mundo inteiro, não deixa de agir com responsabilidade social, especialmente no cuidado com os seus produtos. De acordo com a diretora de Relações Governamentais e Institucionais do grupo, Glauce Ferman, “a Michelin dá prioridade ao desenvolvimento de ações voltadas à diminuição do impacto ambiental das nossas fábricas, à valorização dos pneus usados, ao reconhecimento real da diversidade das pessoas, aos avanços em termos de qualidade de vida no trabalho, ao aumento da interação com as comunidades locais e à contribuição para a mobilidade rodoviária sustentável”.

Missão e valores

O engajamento social da empresa sempre esteve presente. De acordo com Glauce, “desde a inauguração da primeira fábrica no país, em 1979, a Michelin se preocupa com o bem-estar e o desenvolvimento da região no entorno das unidades industriais”. Porém, em 2003 foi lançada a Carta de Desempenho e Responsabilidade Michelin, que preconiza a aplicação prática de cinco valores defendidos pela empresa: respeito aos clientes; respeito às pessoas; respeito aos acionistas; respeito ao meio ambiente; e respeito aos fatos.

“A missão da Michelin é contribuir para uma mobilidade rodoviária sustentável, mais limpa, que respeite o meio ambiente, os recursos naturais e as pessoas, oferecendo mais segurança e conforto a todos e considerando os objetivos de desenvolvimento econômico”, diz Glauce.

Atualmente, nove temas são tratados pelo grupo como prioridade:

  • Desempenho responsável dos produtos e serviços;
  • O impacto ambiental do desgaste dos pneus;
  • Valorização e eliminação dos pneus usados;
  • Diversidade nas equipes;
  • Relações com a comunidade;
  • A gestão ambiental das unidades;
  • A gestão dos riscos da empresa;
  • Contribuição à mobilidade sustentável;
  • A qualidade de vida no trabalho.

Para medir o desempenho e os progressos realizados nos âmbitos social e ambiental, é realizado um acompanhamento que permite o estabelecimento de um balanço da prática dos valores da empresa. Esses indicadores são divulgados bianualmente no relatório Desempenho e Responsabilidade Michelin, que pode ser baixado no site.

Iniciativas

Os projetos realizados pela Michelin, que têm com meta melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente, contemplaram 20 mil pessoas em 2008, segundo Glauce. Alguns deles são:

Ouro Verde Bahia

Essa iniciativa contribui com a conservação e a renovação da Mata Atlântica no sul do Estado baiano, onde estão localizadas as plantações da Michelin. Além do aspecto ambiental, o projeto tem caráter social e educativo, a partir do estímulo à preservação da fauna e da flora da região e da geração de trabalho com o programa de agricultura familiar que a empresa desenvolve. “Até 2008, mais de 1,5 mil famílias já foram beneficiadas e estima-se a criação de mais de 300 empregos diretos. O projeto pretende aumentar esses números até o ano de 2015, gerando 500 novos empregos e beneficiando cerca de 4 mil famílias com a agricultura familiar”, completa Glauce.

Recuperação social dos internos de Bangu I

A Michelin atua na cadeia de Bangu I, no Rio de Janeiro, conciliando a necessidade de buscar uma destinação adequada para os resíduos de madeira, chamados paletes, consequentes da produção, com uma atividade socioambiental. Assim, os paletes são entregues ao presídio e os internos os reutilizam para fazer produtos artesanais a serem vendidos em mercados populares.

Jardim Sensorial

Localizado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o jardim sensorial é considerado um “laboratório de (re)descobrimento”, segundo Glauce. Ele promove aos visitantes, deficientes visuais ou não, uma integração com o meio ambiente a partir da valorização dos sentidos através de cheiros, formas e texturas. O objetivo desse projeto é desenvolver a inclusão de pessoas com deficiência visual de forma lúdica pela identificação do espaço. Com a educação e sensibilização ambiental, os deficientes visuais e as pessoas que enxergam têm a oportunidade de viver a mesma experiência.

Ação Educativa

Criado em 2006, o programa Ação Educativa é destinado às comunidades vizinhas às fábricas da Michelin no Rio de Janeiro, localizadas no bairro de Campo Grande e no município de Itatiaia. Seu objetivo é dar ferramentas por meio de formações a cidadãos da comunidade para aumentar suas chances no mercado de trabalho. Além do ensino médio, o programa contempla também cursos profissionalizantes de garçom e barman, baby-sitter, cabeleireiro, recepcionista, informática, inglês e francês, entre outros. Até hoje, o Ação Educativa da Michelin já beneficiou mais de mil pessoas.

Qualidade de Vida

Com o objetivo de manter o ambiente de trabalho mais agradável, promovendo campanhas e atividades de saúde e bem-estar, o programa Qualidade de Vida existe desde 1998 e proporciona benefícios interpessoais aos funcionários. Assim, durante o expediente há atividades de ginástica laboral, shiatsu, coral e palestras sobre assuntos ligados à qualidade de vida. O programa também propõe caminhadas ecológicas, plantio de árvores, campanhas de adoção, entre outros.

Na Pista do Melhor Caminho

O jogo Na Pista do Melhor Caminho é uma combinação de estratégia, mobilidade, sorte e conhecimento das leis de trânsito voltado para estudantes do ensino médio da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é reforçar os conhecimentos sobre as normas de trânsito, os riscos existentes e os dispositivos de segurança disponíveis para a circulação urbana. Orientado tecnicamente pelo Detran-RJ, o jogo pode ser utilizado como atividade de apoio a diversos conteúdos transversais da educação formal e não-formal.

Pelo desenvolvimento social

O comprometimento com a responsabilidade social é presente na empresa, que está sempre pronta a realizar esforços para melhorar o desempenho nas ações socioambientais.

Para o futuro, a Michelin procura continuar focando na contribuição para programas em prol da diminuição do impacto ambiental de suas fábricas, valorizando os pneus usados, o reconhecimento real da diversidade das pessoas, os avanços em termos de qualidade de vida no trabalho e o aumento da interação com as comunidades locais. Segundo Glauce, “nossa intenção é manter vigorosa a dinâmica de progresso, buscando melhores resultados, para que se possa assumir ainda mais a responsabilidade”.

Link
www.michelin.com.br/responsabilidadesocial

EDITAIS FILANTROPIA PLATAFORMA ÊXITOS
20.245
Oportunidades Cadastradas
9.597
Modelos de Documentos
3.592
Concedentes que Repassam Recursos
Prazo
31 Dez
2020
Patrocínios e Doações - Instituto Usiminas
Prazo
Matchfunding Enfrente o Corona
Prazo
31 Dez
2020
IberCultura Viva 2020
Prazo
30 Nov
2020
Stop Slavery Award 2021
Prazo
Patrocínio BS2
Prazo
Paranapanema - Doações e Patrocínios
Prazo
Aceleradora P&G Social
Prazo
20 Set
2020
Edital de Patrocínio - Banco da Amazônia
Prazo
2 Out
2020
Arte em Toda Parte
Prazo
20 Set
2020
Prêmio 99 de Jornalismo

PARCEIROS VER TODOS