Fidelização: fator essencial para o crescimento

Por: Marcio Zeppelini
01 Junho 2006 - 00h00

Qualquer empresa mercantil sua a camisa para conquistar um cliente, especialmente por vivermos em uma época em que o mercado é extremamente arisco e faz de tudo para passar a perna na concorrência.Tendo o novo consumidor em mãos, uma
empresa que pensa no futuro deverá fazer de tudo para não perdê-lo – políticas de CRM (Customer Relationship Management), promoções, presentes ou cartões de aniversário, descontos graduais, marketing de relacionamento, marketing multidirecional, pesquisa pós-venda... Enfim, uma infinidade de estratégias para conseguir a fidelização.

No Terceiro Setor não é diferente. Ou pelo menos não deveria ser. Conseguir conquistar e fidelizar parceiros, doadores e voluntários que possam colaborar com a causa defendida pela organização demonstra profissionalismo na gestão e evita problemas futuros de captação. É necessário criar vínculos com o doador, e isso se dará principalmente por meio de uma comunicação efetiva e periódica, com demonstrativos de contas, atividades e notícias em geral, deixando o potencial colaborador sempre informado.

Conquistar o apoio de um doador simplesmente por dó não é nada vantajoso, pois a colaboração dele terminará na assinatura do cheque. É preciso, além do investimento financeiro, tempo e dedicação, vestindo a camisa da entidade. É necessário convencê-lo de que, se hoje a organização atende 100 pessoas, com a ajuda dele poderia ampliar para 200. Ou seja, a colaboração dele se dará na assinatura do cheque. Os paradigmas, nesse caso, mudaram totalmente o foco da abordagem de uma prospecção de novos doadores.

Para não fazer parte da máxima “quem pede esmola, recebe trocado”, o ideal é mostrar o lado positivo da instituição, torná-la referência na área em que atua. Devemos ter isso claro em mente, pois o colaborador deve fazer parte da solução e não do problema.

Assim como na gestão da entidade, a comunicação com os stakeholders deve conter ética, transparência, sinceridade e empolgação, deixando claro qual a missão da organização e por que ela merece respeito. Comunicando de forma entusiasmada, transmite-se alegria, que contagia interessados e cria adeptos.

Não há como negar que este seja um dos ingredientes principais para o sucesso de uma organização.

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book Como começar uma⠀ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book 18 PASSOS essenciais para ajudar sua ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

EDITAIS
23.290
Oportunidades Cadastradas
9.597
Modelos de Documentos
4.132
Concedentes que Repassam Recursos
Prazo
1 Out
2021
The Land Accelerator - América Latina
Prazo
1 Ago
2021
AAAS Kavli Science Journalism Awards
Prazo
Contínuo
Super Desafio COVID-19 - Startups
Prazo
10 Ago
2021
The Chelsea International Photography Competition 2021
Prazo
5 Jun
2021
Prêmio Excelência em Competitividade 2021
Prazo
15 Dez
2021
Premio Iteramericano a Las Buenas Práticas para el...
Prazo
15 Jun
2021
FAPESP / M-ERA.NET 2021 – Ciência de Materiais e...
Prazo
Contínuo
Adobe Creative Residency Community Fund
Prazo
15 Jun
2021
Professional Fellowship 2021
Prazo
15 Jun
2021
2º Call for Partnerships - Global Media Defence Fund

PARCEIROS VER TODOS