Gotas de Passado, Gotas de Futuro

Por: Marcio Zeppelini
01 Setembro 2009 - 00h00

“O que a gente teve, não perde. As lembranças estão dentro de nossa memória. Quando uma tragédia acontece, o que se perde é o prosseguimento, é o futuro”. A frase é do médico psicanalista Luiz Alberto Py que, em poucas linhas, tentou dar palavras de conforto àqueles que tinham acabado de presenciar a morte de familiares e amigos em um acidente aéreo.

A tentativa e insucesso da busca de respostas quando se perde alguém nos dá a sensação de impotência, de indefinição de futuro. Mas o futuro, na verdade, nada mais é que o presente em desenvolvimento. “O futuro é virtual, uma expectativa de algo que damos como certo, mas não é”, como define o próprio médico.

No presente, no “hoje”, as mudanças são tão orgânicas que muitas delas nem percebemos acontecer. Crescemos a cada dia com novos aprendizados, com gotículas emanadas por pessoas à nossa volta que nos proporcionam experiências sutis a todo o momento. São gotas de alegria, amor, raiva, medo, tristeza. São elas que nos fazem vivos, que nos fazem estéreis à frieza das estatísticas que controlam o desenvolvimento da humanidade. E nem quando o “amanhã” vira “hoje”, nos damos conta de que o aprendizado acumulado “ontem” virou um patrimônio só nosso e que não perderemos jamais. São gotas que encheram nosso copo e jamais serão derramadas.

Somente quando uma pessoa que faz parte desse nosso crescimento se vai é que percebemos a interrupção. A paralisação brusca dessas gotas de aprendizado que recebemos nos dá uma sede incontrolável, que nos faz imaginar que não conseguiremos prosseguir sozinhos.

Prova de que o futuro está presente é que outras gotículas que já eram emanadas por outras pessoas passam a ser mais valiosas, passam a fazer outro sentido em nossas vidas. Novas “pessoinhas” vêm ao mundo para nos encher de novas experiências, suprindo a ausência daqueles que não mais “gotejam”.

Sendo assim, resta-nos viver os nossos dias com a disposição de receber todos esses presentes oferecidos pelos que nos rodeiam e agradecer a cada gotinha que nos faz sermos quem somos. Voltando a citar Py, devemos “pensar não no que perdemos, mas no que tivemos o privilégio de viver”.

Obrigado, pai, por tantas gotas de sabedoria que recebemos.

Marcio Zeppelini
marcio@zeppelini.com.br

“Este texto é uma homenagem a João Francisco Zeppelini, falecido em 15 de julho de 2009. Deixou esposa, três filhos, quatro netas (uma sem ter em seus braços) e uma certeza: a de que a vida digna vale a pena”.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book Como começar uma⠀ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book 18 PASSOS essenciais para ajudar sua ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

PARCEIROS VER TODOS