Jovem, faça alguém feliz

Por: Revista Filantropia
01 Julho 2007 - 00h00
Durante as aulas de educação física na Escola Estadual Hilmar Machado de Oliveira, em Garça (SP), uma professora percebeu atitudes e comportamentos que indicavam muitos alunos com baixa auto-estima, falta de perspectiva e constante desrespeito por companheiros e professores.
Interessada em lhes propor um caminho que os reconduzisse ao espírito de equipe, em atitudes solidárias e que valorizassem o aprendizado, ela propôs que desenvolvessem atividades recreativas com pessoas em abrigos, asilos e creches.
Os alunos foram a um asilo, em que se prontificaram a ensinar alguns idosos analfabetos a escrever. Antes, pediram ajuda à professora de português, que os capacitou para algumas atividades. Missão cumprida. Os idosos conseguiram escrever o primeiro nome.
Diante da receptividade dos jovens e da demanda dos atendidos, a docente indagou os alunos sobre a possibilidade de transformar a atividade em um projeto. Então, veio o “Criança, faça alguém feliz”, que logo se transformou em “Jovem, faça alguém feliz”.
Daí para frente, o projeto decolou e passou a contar com a participação de mais professores e alunos. “O grupo é flutuante, mas alguns jovens que saíram da escola não abandonaram o projeto”, comenta a professora. As atividades acontecem em horário contrário ao de aulas e envolvem estudantes de 7ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Não são apenas ações isoladas, mas um processo que envolve a preparação dos alunos e o desenvolvimento de atividades em diversas áreas.
O projeto representou também a resposta para uma situação que incomodava a educadora cada vez mais: os constantes conflitos e a falta de respeito entre os alunos. Eles mudaram o comportamento e perceberam que há problemas bem maiores que os deles. A ação também rendeu alguns livros feitos pelos estudantes em que relatam sua experiência e comparam o antes e o depois do projeto.
A Escola Estadual Hilmar Machado de Oliveira foi certificada com o Selo Escola Solidária 2005.

Escola Estadual Hilmar Machado
de Oliveira
(14) 3471-1494

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup