Laboratório Teuto Brasileiro

Por: Revista Filantropia
01 Julho 2012 - 00h00

O Laboratório Teuto Brasileiro tem por objetivo a industrialização própria ou sob encomenda de terceiros e comercialização de produtos farmacêuticos, dietéticos, fitoterápicos, suplementos alimentares, de higiene e beleza. Seu parque industrial, com 105.000 m2 de área construída, está localizado na cidade de Anápolis, no interior de Goiás, e segue os padrões recomendados pelo Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador de medicamentos nos Estados Unidos da América, e está de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo Elizamar Costa, controller do laboratório, mais que comercializar medicamentos, a companhia tem ainda outra preocupação. “A formação de cidadãos conscientes e preocupados com o meio ambiente é uma das grandes preocupações do Teuto. Por isso, a empresa investe em diversos projetos sociais”, afirma.
Já em relação ao aspecto ambiental, a empresa procura contribuir com o que há de mais moderno para manter a qualidade e preservação do meio ambiente. “O Laboratório Teuto Brasileiro investiu na criação de uma reserva ambiental dentro de seu complexo industrial. A reserva ecológica Follium visa preservar a fauna e a flora típicas da região do cerrado”, conta Elizamar. “Além disso, foi construído um moderno sistema de tratamento de água, para que toda água utilizada no complexo industrial seja tratada antes de ser devolvida à natureza, seguindo os rigorosos padrões ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”.

Projetos socioambientais

Conforme explica a controller, desde a origem, o laboratório comprometeu-se com a sustentabilidade, que visa ao desenvolvimento econômico, social e ambiental de onde atua.
Atualmente, a companhia desenvolve os seguintes projetos socioambientais:

  • Reserva Follium: O objetivo da reserva, localizada no interior do complexo industrial do Teuto, é preservar a fauna e a flora da reserva ecológica, em uma área que totaliza aproximadamente um milhão de metros quadrados.
  • Doações de Natal: Anualmente, a companhia promove a doação de 2.500 frangos e 2.500 brinquedos à comunidades carentes.
  • Fundação Teuto: A fundação tem a missão de garantir atendimento a 178 crianças da comunidade e a seus colaboradores, oferecendo educação infantil, atendimento odontológico e médico, além do acompanhamento com nutricionista.
  • Confiança Solidária: Em 2009, a companhia criou o projeto Confiança Solidária, cujo foco é a arrecadação de alimentos, mantimentos e roupas, por meio de uma competição, para serem doados a entidades carentes de Anápolis (GO). A iniciativa envolveu os colaboradores do laboratório.
  • Rally dos Sertões – Teuto: Durante a realização do Rally dos Sertões, o Laboratório Teuto Brasileiro realiza uma importante ação social, fornecendo medicamentos à população carente ao redor das localidades por onde passam os competidores.
  • Patrocínio ao Esporte: A companhia também incentiva a prática esportiva na busca constante pela saúde, incluindo futebol, automobilismo, esporte amador, entre outros esportes.
  • Passeio ciclístico: O objetivo da ação é integrar os colaboradores e seus familiares, além de incentivar a prática esportiva e estimular a responsabilidade social.

Em 2009, o Teuto desenvolveu o projeto Mini Empresa Junior Achievement. “O projeto contribuiu para que a comunidade estudantil conhecesse noções de economia e vivenciasse o ambiente de negócios, pois existiu a formação de empresa estudantil. As ações foram promovidas em escolas públicas através de funcionários voluntários”, comenta Elizamar.
“Todos os projetos são mantidos por meio de recursos próprios e também através de participação voluntária de nossos colaboradores”, destaca Elizamar. “A forma de controle das contas é contábil. Tudo é registrado contabilmente e passa por avaliação prévia de compliance”.
Ela ressalta ainda que os projetos citados corroboram e demonstram a fidelidade do Laboratório Teuto aos valores e princípios fixados ao longo dos seus 65 anos de existência: confiança, ética, responsabilidade socioambiental. “É um desafio diário e constante”, diz.

Fundação Teuto

O Laboratório Teuto Brasileiro também mantém a Fundação Teuto – Centro de Educação Infantil Hipoderme, um sofisticado centro pedagógico localizado dentro do complexo industrial, que conta com um espaço contendo: prédio com salas de aula, berçários, enfermaria, lavanderia, copa, cozinha, estacionamento e área de lazer que atende em média 178 crianças (número não auditado) – filhos de colaboradores e crianças da comunidade carente local –, oferece alfabetização, assistência médica e odontológica, sendo considerado referência em projetos sociais no Estado de Goiás.
Desenvolvimento social
A empresa é reconhecida não só pela excelência de seus produtos e serviços, mas também por seu histórico de 65 anos de atuação socialmente responsável. “O Teuto entende que a responsabilidade social pode gerar efeito transformador na sociedade. Por essa razão, investe em ações sociais, com programas, parcerias e projetos voltados para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade”, ressalta Elizamar.

Plano de metas

A controller conta que há um Comitê de Desenvolvimento Sustentável (Codes) que monitora e auxilia no desenvolvimento das atividades sociais. Há também uma política de sustentabilidade amplamente divulgada. “No calendário anual da empresa é prevista a semana do meio ambiente, semana da saúde, além de atividades que envolvam ações de qualidade de vida”, explica.
De acordo com a Política de Sustentabilidade do Laboratório Teuto, o compromisso da empresa com a saúde, a segurança de seus colaboradores e a preservação do meio ambiente nasce de políticas internas, em que a responsabilidade socioambiental se expressa em princípios como: “busca da melhoria contínua na preservação dos riscos ao ser humano, combate à poluição e melhoria da eficiência do uso dos recursos naturais, respeitando os requisitos legais e normas ambientais vigentes”, “promoção do senso de responsabilidade individual em relação ao meio ambiente através da utilização do sistema de comunicação interno e externo, visando à troca de informações e à busca permanente de soluções participativas”, “adoção de estratégias para o uso correto do meio ambiente, através da preservação e monitoramento dos impactos ambientais e resíduos oriundos de nossos produtos e atividades”, e “investimento contínuo em estrutura e ações com escopo socioambiental, respeitando e conservando a cultura e os costumes da comunidade local, bem como a fauna e a flora do cerrado”.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book Como começar uma⠀ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book 18 PASSOS essenciais para ajudar sua ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

PARCEIROS VER TODOS