O uso da comunicação em favor da responsabilidade social

Por: Instituto Filantropia
20 Outubro 2012 - 13h27

As organizações privadas e as do Terceiro Setor em algum momento vão se envolver com alguma forma de comunicação, seja com colaboradores ou voluntários, seja com o público externo ou apoiadores dos projetos. Neste caso, atuando com o Terceiro Setor, o que é ter uma comunicação socialmente responsável?
A norma internacional ISO 26.000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social estabelece que o papel da comunicação na responsabilidade social deve estar atrelado a:
 Demonstrar responsabilidade e transparência.
Para isso, a sua instituição precisa oferecer informações completas, compreensíveis, exatas, equilibradas, oportunas, acessíveis e responsivas, ou seja, que respondam aos interesses das partes interessadas.
 Ajudar a engajar e estabelecer diálogo com as partes interessadas.
Diferentemente do que se pensa, a comunicação não ocorre somente por meio de folders, panfletos, banners etc. A comunicação também se dá em reuniões,
diálogos, artigos, apresentações, relatórios e em todos os esforços da organização para atingir um determinado público com uma mensagem.
 Abordar requisitos legais e outros para a divulgação de informações relacionadas às atividades de responsabilidade social.
Publicações oficiais são meios de comunicação. Veja se você está passando uma mensagem única em todos os canais.
 Mostrar como a organização está cumprindo seus compromissos com a sociedade.
Apresentar o seu desempenho e resultados é uma forma de adquirir credibilidade e envolver as pessoas com sua causa. Mas as pessoas julgarão sua empresa ou organização não somente com base no que é dito, mas pelo que é feito. Portanto, é preciso alinhar o discurso à prática.
 Conscientizar as pessoas sobre seus planos, objetivos, desempenho e desafios.
A partir do momento em que abre para o público suas intenções, ambições e projetos, você estabelece um compromisso social. Por isso, é preciso monitorar o cumprimento, analisar os resultados e compartilhar as informações. Somente assim é possível conquistar aliados e feedbacks para caminhar para o aprimoramento.
 Fornecer informações sobre os impactos das suas atividades, produtos, serviços.
Avalie se sua organização traz algum impacto ambiental e social. Mensure isso e estabeleça metas para fazer com que o impacto da sua organização seja positivo para a sociedade, e permita que a sociedade saiba disso.
 Ajudar a engajar os colaboradores e voluntários para a causa.
Iniciativas que garantem uniformidade da informação dentro da organização serão sempre bem vistas pelos colaboradores e voluntários. Afinal, os resultados melhoram quando você percebe que está contribuindo para eles. Para que as pessoas façam realmente parte da causa, é preciso informá-las.
 Facilitar a comparação da empresa a outras causas, o que pode contribuir para o desempenho.
Observar as boas práticas de outras empresas e buscar formas de se tornar comparável é uma forma de garantir tangibilidade ao seu trabalho.
 Fortalecer a reputação da organização, inspirando confiança.
A comunicação exerce um papel fundamental na construção da reputação da sua organização junto aos públicos com os quais interage. Use esta ferramenta para fortalecer a sua causa.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book Como começar uma⠀ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book 18 PASSOS essenciais para ajudar sua ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

EDITAIS
23.290
Oportunidades Cadastradas
9.597
Modelos de Documentos
4.132
Concedentes que Repassam Recursos
Prazo
1 Out
2021
The Land Accelerator - América Latina
Prazo
1 Ago
2021
AAAS Kavli Science Journalism Awards
Prazo
Contínuo
Super Desafio COVID-19 - Startups
Prazo
10 Ago
2021
The Chelsea International Photography Competition 2021
Prazo
5 Jun
2021
Prêmio Excelência em Competitividade 2021
Prazo
15 Dez
2021
Premio Iteramericano a Las Buenas Práticas para el...
Prazo
15 Jun
2021
FAPESP / M-ERA.NET 2021 – Ciência de Materiais e...
Prazo
Contínuo
Adobe Creative Residency Community Fund
Prazo
15 Jun
2021
Professional Fellowship 2021
Prazo
15 Jun
2021
2º Call for Partnerships - Global Media Defence Fund

PARCEIROS VER TODOS