O Dever

Por: Marcos Biasioli
01 Setembro 2002 - 00h00
“Não tenho outra ocupação senão a de vos persuadir a todos, tantos velhos como novos, de que cuideis menos de vossos corpos e de vossos bens do que da perfeição de vossas almas, e a vos dizer que a virtude não provém da riqueza, mas sim que é a virtude que traz a riqueza ou qualquer outra coisa útil aos homens, quer na vida pública, quer na vida privada.” (Sócrates, 348 a.C.)

Sócrates, há quase quatro séculos antes de Cristo, lecionava que a perfeição de nosso espírito depende de nossas virtudes. Produzir o bem, por si só, nem sempre resulta na contabilidade de nossas virtudes.

A eficácia de nossas ações deve estar sempre sintonizada com nossas intenções. É o coração que deverá ser persuadido na saga da produção do bem, não importando o tipo e a forma, mas sim o propósito de saciar o próximo, como se estivesse saciando a si próprio.

O dever da promoção do bem tirado de dentro do coração é obrigação moral, representa a lei da vida, e é difícil de ser cumprido, pois geralmente é contrário às seduções do interesse do homem, que muitas vezes o edifica com o propósito de refletir como mera vitrine ao seu reconhecimento de frágil benevolente.

Já dizia Lázaro: “O dever não tem testemunhos, e suas derrotas não têm repressões. Ele começa precisamente no ponto em que ameaçais a felicidade ou a tranqüilidade do vosso próximo e termina no limite que não gostareis de ver ultrapassado em relação a vós mesmos”.

Enfim, não nos prendamos apenas às lições desta revista, que tem como principal missão indicar caminhos menos áridos para a prática do bem, mas tiremos dela reflexões acerca de como exercitar o nosso Dever.

Afinal, a filantropia sempre é associada à prática do bem, e o simples despojo de nossos vinténs em prol daquele que nada tem é como se não estivéssemos ajudando a ninguém.

EDITAIS FILANTROPIA PLATAFORMA ÊXITOS
20.245
Oportunidades Cadastradas
9.597
Modelos de Documentos
3.592
Concedentes que Repassam Recursos
Prazo
31 Dez
2020
Patrocínios e Doações - Instituto Usiminas
Prazo
Matchfunding Enfrente o Corona
Prazo
31 Dez
2020
IberCultura Viva 2020
Prazo
30 Nov
2020
Stop Slavery Award 2021
Prazo
Patrocínio BS2
Prazo
Paranapanema - Doações e Patrocínios
Prazo
Aceleradora P&G Social
Prazo
20 Set
2020
Edital de Patrocínio - Banco da Amazônia
Prazo
2 Out
2020
Arte em Toda Parte
Prazo
20 Set
2020
Prêmio 99 de Jornalismo

PARCEIROS VER TODOS