O trabalho voluntário e a equipe remunerada

Por: Revista Filantropia
01 Maio 2010 - 00h00

A experiência tem demonstrado que o voluntário agrega muito valor à organização social. No entanto, se a relação entre funcionários e voluntários não for bem administrada, ocorrerão conflitos. Para evitar turbulências, é fundamental que aqueles que doam seu tempo, trabalho e talento se sintam como parte de uma equipe composta por funcionários, diretores, conselheiros, e que sua contribuição seja importante para a organização atingir os resultados desejados.

Ao desempenhar as atividades, o voluntário interage com o staff e com os beneficiários dos serviços prestados pela organização social. Sendo assim, a clareza das normas, regras, deveres e direitos permitem estabelecer relações sadias.
Muitas resistências ao trabalho voluntário são baseadas em percepções equivocadas ou parciais sobre as possibilidades e limites desse tipo de colaboração. É necessário esclarecer que o voluntário não substitui funções remuneradas. Ele doa parte de seu tempo e suas habilidades, assumindo atividades definidas. Com isso, a equipe remunerada consegue se dedicar mais às tarefas específicas de cada área de atuação.

Os voluntários resolvem “uma parte do problema” de acordo com suas disponibilidades e interesses. Os profissionais remunerados são os principais responsáveis pelo andamento da organização; deles se exige dedicação exclusiva. É um equívoco grave julgar que o voluntário é mão de obra barata. Não tem sentido pensar em voluntários para suprir uma eventual falta de recursos e menos ainda para baratear custos.

Para o trabalho voluntário ser eficiente, é preciso quebrar a sua relação direta com a falta de recursos. Deve-se mostrar que, de acordo com o conceito de voluntariado moderno, o voluntário é uma pessoa que desempenha funções dentro de um planejamento e com responsabilidade. Dessa forma, ele é peça fundamental para que a instituição atinja os objetivos sociais propostos, o que garantirá sua subsistência. Em última análise, todos – inclusive voluntários – são componentes de uma engrenagem que busca realizações sociais com participação na economia, da comunidade e geradora de empregos.

O voluntariado contempla e enriquece o trabalho da equipe remunerada. Todos, voluntários e funcionários, devem se voltar prioritariamente ao projeto e concentrar a atenção na missão e nos objetivos da organização social.

Ter uma equipe de voluntários comprometidos e motivados, além do entusiasmo que contagia todo o ambiente de trabalho, melhorando a eficiência e produtividade, traz credibilidade à organização social. Contar com colaboradores engajados e fiéis é visto por doadores, financiadores, autoridades, lideranças comunitárias, beneficiários e pelo público em geral como sinal de que a organização é idônea, que realiza um trabalho sério e transparente.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup