Profissionalizando a captação de recursos

Por: Thaís Iannarelli
01 Julho 2011 - 00h00
Nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2011 aconteceu a terceira edição do Festival Latino-Americano de Captação de Recursos (FLAC 2011), idealizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e com correalização da Revista Filantropia. Realizado em Indaiatuba, cidade do interior de São Paulo, o festival reuniu profissionais do Brasil, Argentina, Espanha e Inglaterra para tratar diversos assuntos relacionados à captação de recursos e seu desenvolvimento no país.
Entre os temas abordados, houve grande destaque para as novas tendências da captação de recursos no Brasil, com estratégias específicas como captação por indivíduos, grandes doadores, crowdfunding, incentivos fiscais, marketing relacionado a causas e negócios sustentáveis. Segundo Marcelo Estraviz, presidente da ABCR, o objetivo é “consolidar o evento falando de diversificação de fontes”.
Os participantes, vindos de todas as regiões do Brasil, puderam estar nas atividades pré-programadas, ou seja, a agenda estabelecida com temas fixos, e também no Espaço Aberto, agenda interativa na qual o público pode sugerir temas e ministrar palestras ou rodas de conversa. Como explica Flávia Lang, diretora da ABCR e organizadora do evento, “o festival possui um modelo diferenciado com palestras fixas e espaços para que os participantes possam fazer sua própria apresentação. Isso aumenta a troca de informações e as discussões ganham novas vozes e olhares. Todos têm a oportunidade de aprender e ensinar”.
E o espírito do evento é exatamente esse. No início, após a abertura, todos participaram da montagem coletiva da agenda do Espaço Aberto, momento em que os inscritos e os próprios palestrantes convidados sugeriram temas para as salas de apresentação. Ao todo, dez salas foram disponibilizadas para a apresentação desses temas, que aconteciam simultaneamente. Assim, os participantes tinham a opção de escolher em qual espaço gostariam de ficar. “Para se fazer entender, divulgar a causa e captar recursos para que ela dê certo, é preciso ter conhecimento. Por isso, um festival como esse colabora, e muito, para a profissionalização. Nós descobrimos o que há de novo, qual a tendência, onde podemos focar. Com exemplos de diferentes cidades, é possível adaptar a ideia e transformar em ação na cidade onde moramos”, conta Taísa Rodrigues, uma das participantes.
Área em expansão
Atualmente, com o desenvolvimento do país de uma forma geral, a área de captação de recursos das instituições também tem se desenvolvido, aproveitando que os brasileiros têm se tornado mais participativos no que diz respeito a ajudar ou apoiar uma causa social. O Brasil chegou à posição de oitava maior economia do mundo e, com isso, o cenário do Terceiro Setor também se alterou. Com o desenvolvimento do país, a capacidade de captar recursos aumentou, e a postura do país frente a organismos internacionais também passou por alterações. Por isso, a cultura de doações e captação de recursos precisa se adaptar à nova realidade. “O país é considerado um dos melhores mercados potenciais de mobilização de recursos no mundo. O mercado está crescendo rapidamente, e precisamos ter mais profissionais desenvolvidos no Brasil. Esse evento contribui para a formação dos profissionais brasileiros, trazendo as melhores práticas nacionais e internacionais”, completa Flávia.
A terceira edição do Festival Latino-Americano de Captação de Recursos contou com patrocínio ouro da Fundação Ford, patrocínio bronze das empresas CH2A e Leme Contabilidade, e apoio do Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP), Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), Resource Alliance, Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), Associação Paulista de Fundações (APF), ChaxchA, Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABCG), Criando Consultoria e Desenvolvimento Institucional, International Fundraising, Ader e Lang Consultoria e Trilha. Em 2012, o FLAC acontecerá em São Paulo no final de maio.

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup