Programas empresariais de voluntariado: investimento social privado ou desenvolvimento do colaborador?

Por: Revista Filantropia
01 Maio 2010 - 00h00
Falar de voluntariado nos remete à dedicação de pessoas a ajudar as outras ou melhorar um determinado ambiente, o que significa a sua contribuição para algo ou alguém fora dela mesma. Entretanto, pesquisas e relatos apontam que o trabalho voluntário transforma também a pessoa que realiza a ação. Nessa perspectiva, os programas empresariais de voluntariado acontecem promovendo resultados para as comunidades e ONGs beneficiadas, além de possibilitar novas habilidades, visão global e satisfação do colaborador. Em pesquisa realizada com os voluntários do Programa Força Voluntária da Itaipu Binacional, 100% dos colaboradores participantes disseram se sentir satisfeitos após a realização da ação voluntária e informaram que mais recebem do que dão. Sobre o que ganham: 97% avaliaram que o voluntariado possibilitou novas habilidades pessoais e 100% informaram que as ações voluntárias incentivadas pela empresa possibilitaram aproximação com mais colegas de trabalho. Por outro lado, os resultados também são eficazes com a comunidade. Incentivados pela Responsabilidade Social da Itaipu Binacional, os voluntários levam os conhecimentos adquiridos com os projetos socioambientais da empresa até os alunos e professores das escolas públicas de Foz do Iguaçu. Entre os temas pode-se mencionar questões de gênero, vida saudável e cuidados com a natureza. Outro impacto é o banco de projetos, pelo qual a empresa financia ações desenvolvidas pelos colaboradores para ONGs de Curitiba e da região metropolitana. Com os resultados, o programa demonstra que é voltado ao público interno, o que tem tudo a ver com a área de recursos humanos, mas sua atuação ganha vida externamente, com apoio do investimento social privado da empresa. O lugar onde ele está depende do planejamento e das características da companhia, mas é essencial que as estratégias do programa sejam dos colaboradores e que a contrapartida da empresa esteja alinhada com a responsabilidade social e recursos humanos. Independentemente das diretrizes estratégicas, um programa de voluntariado representa o verdadeiro “ganha-ganha” com seus resultados. Empresa, colaboradores e comunidades são beneficiados com a solidariedade.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup