Quem é visto como responsável pelos consumidores?

Por: Revista Filantropia
01 Maio 2010 - 00h00

A atuação responsável ganha cada vez mais atenção não só por parte das empresas que compreendem a sua importância, mas principalmente aos olhos do consumidor, que se mostra mais exigente. A concorrência traz a necessidade de um diferencial que as empresas têm buscado por meio do exercício da cidadania corporativa, representada por ações socioambientais. Mas, afinal, quais são as companhias mais lembradas pelo consumidor, ou seja, aquelas que atuam como modelo de responsabilidade corporativa e as que atuam contrárias à sustentabilidade?

Mesmo com a queda gradativa no percentual de menções do consumidor, a Petrobras se mantém na liderança das dez empresas que atuam com responsabilidade social corporativa (RSC). Quem passou da oitava posição em 2009 para a segunda colocação do ranking 2010 foi o Banco do Brasil. Esses são alguns dos principais resultados do estudo anual Monitor de Responsabilidade Corporativa 2010, realizado pela Market Analysis.

Neste ano, três empresas foram mencionadas no estudo pela primeira vez: Nike, Itaú e Ponto Frio. É importante deixar claro que as perguntas foram feitas para o consumidor comum, ou seja, nem sempre se trata de uma pessoa que conhece bem o perfil de uma empresa, mas representa sua percepção, o que o público tem em mente.

Quando questionado a “mencionar o nome de alguma empresa de grande porte que lhe vinha à cabeça e que entendia como sendo uma empresa que cumprisse suas responsabilidades sociais e ambientais melhor do que as outras e se por acaso se lembrasse de mais alguma”, as primeiras empresas mencionadas foram Petrobras, Banco do Brasil, Coca-Cola e Vale. Já quando a pergunta se referiu ao “não-cumprimento dessas responsabilidades”, as primeiras do ranking foram a Oi, Coca-Cola, Unilever e Petrobras.
Fazendo uma retrospectiva das empresas que constaram em ambas as listas, nos últimos anos a Petrobras mantém a liderança das melhores, embora também conste na das piores – ficou de fora apenas em 2007, quando a Mitsubishi liderou o ranking. Nos dois últimos anos, as últimas colocações ficaram com as empresas de telefonia Telemar e Oi, respectivamente.

Para uma análise comparativa do quadro, é interessante acompanhar a evolução das listas nos últimos anos.

Os resultados demonstram que a comunicação e a ampliação de informação e conhecimento do consumidor exercem forte impacto sobre a imagem de marca da empresa, além da importância de um modelo de cidadania corporativa responsável, tanto de valor econômico quanto social. As companhias que não querem ser lembradas entre as “piores” devem incorporar considerações efetivas de ordem social e ambiental na hora de definir seus negócios e operações.

EDITAIS FILANTROPIA PLATAFORMA ÊXITOS
20.245
Oportunidades Cadastradas
9.597
Modelos de Documentos
3.592
Concedentes que Repassam Recursos
Prazo
31 Dez
2020
Patrocínios e Doações - Instituto Usiminas
Prazo
Matchfunding Enfrente o Corona
Prazo
31 Dez
2020
IberCultura Viva 2020
Prazo
30 Nov
2020
Stop Slavery Award 2021
Prazo
Patrocínio BS2
Prazo
Paranapanema - Doações e Patrocínios
Prazo
Aceleradora P&G Social
Prazo
20 Set
2020
Edital de Patrocínio - Banco da Amazônia
Prazo
2 Out
2020
Arte em Toda Parte
Prazo
20 Set
2020
Prêmio 99 de Jornalismo

PARCEIROS VER TODOS