Rede Social Bela Vista: a união de forças com um único propósito

Por: Revista Filantropia
01 Março 2008 - 00h00

Todos os dias as entidades beneficentes se vêem na contingência de enfrentar novos desafios criados pela dinâmica da sociedade. Freqüentemente, as demandas por providências são superiores à capacidade de atendimento de uma determinada organização social, principalmente quando essas demandas estão localizadas, ou seja, passam a existir dentro de um determinado espaço geográfico.

O acúmulo de demandas de variadas naturezas pode levar o administrador de uma organização do Terceiro Setor ao pânico, se o mesmo não estiver atento às alternativas técnicas disponíveis para essas ocasiões. A criação de uma rede social é uma excelente alternativa, pois tem a característica peculiar de reunir em um único fórum, composto por várias organizações, as demandas sociais de uma determinada região.

Segundo um dos principais ideólogos das redes sociais no Brasil, Francisco Whitaker, “uma estrutura em rede corresponde também ao que seu próprio nome indica: seus integrantes se ligam horizontalmente a todos os demais, diretamente ou por meio dos que os cercam. O conjunto resultante é como uma malha de múltiplos fios, que pode se espalhar indefinidamente para todos os lados, sem que nenhum dos seus nós possa ser considerado principal ou central, nem representante dos demais. O que há é uma vontade coletiva de realizar determinado objetivo”.

Neste aspecto, o bairro Bela Vista, localizado na região central da capital paulista, já dá passos longos em direção à melhoria da região. Tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e reúne 60 organizações e/ou instituições instaladas no bairro.

Integram a rede: CVSP, Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio Libanês, escritório de Inclusão Social Bela Vista, Senac 9 de Julho, Assossiacao Paulista de Apoio à Família (Apaf), Refeitório da Pena Fortes Mendes, Bela Vista Bela, Ação 9 de Julho, UBS Armando D’ Arienzo, UBS Humaitá, Núcleo Social Nossa Senhora do Carmo, Projeto Abrace seu Bairro, entre outras organizações.

Além de discussões acerca dos problemas locais, a Rede Social Bela Vista promove fóruns, oficinas e mutirões – a exemplo do 4º Mutirão do Bixiga, que ocorreu no final de 2007 e envolveu cerca de 300 pessoas na limpeza do bairro. A rede é dotada de uma comissão de comunicação e outra que promove os fóruns. A participação na rede é facultada a toda e qualquer organização social, poder público, empresas e indivíduos que tenham interesse em somar esforços na construção de um futuro melhor para as pessoas socialmente vulneráveis que residem na região de influência do bairro Bela Vista.

Rede Social Bela Vista
www.redesocialbelavista.com.br

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup