Saúde e Educação em larga escala

Por: Paula Craveiro
01 Março 2012 - 00h00

A história da Pfizer começou em 1849, em Nova York, quando os primos e imigrantes alemães Charles Pfizer e Charles Erhart iniciaram a produção de insumos para o preparo de medicamentos. A projeção mundial veio quando a dupla viabilizou a produção da penicilina em larga escala, tornando a Pfizer uma das empresas mais relevantes do setor farmacêutico. A companhia chegou ao Brasil em 1952 como importadora de medicamentos, e dez anos depois inaugurou sua unidade fabril em Guarulhos, no Estado de São Paulo.
“Hoje, a Pfizer é uma das mais completas e diversificadas companhias do setor farmacêutico no mundo, oferecendo opções terapêuticas para uma variedade de doenças, com um portfólio que engloba desde vitaminas para gestantes e vacinas para bebês até medicamentos para doenças complexas, como dor, câncer, tabagismo, infecção hospitalar e Alzheimer”, afirma o diretor de Assuntos Corporativos da companhia, Ciro Mortella.
Conforme comenta o executivo, a companhia tem como missão utilizar a ciência e seus recursos globais para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas em todas as fases da vida. Entre seus valores estão o respeito pelas pessoas, a colaboração, a integridade, a qualidade e o apoio à comunidade.

Desenvolvimento social

Para a Pfizer, a responsabilidade social corporativa é uma maneira de contribuir para o desenvolvimento das pessoas, das comunidades e de suas relações com o meio ambiente. Esta prática está alinhada com o valor de apoio à comunidade, instituído globalmente na companhia. “Assim, a empresa entende que está contribuindo para tornar cada comunidade onde atua em lugares melhores para se viver e trabalhar”, ressalta Mortella.
No desenvolvimento dos projetos sociais, a Pfizer busca unir esforços com o governo e a comunidade e identificar também parcerias com organizações não-governamentais, por acreditar no potencial do Terceiro Setor para promover o engajamento com a sociedade.
“A atuação em Responsabilidade Social Corporativa da Pfizer tem como principal foco a educação e a saúde. A saúde, porque faz parte do foco de atuação da empresa e é algo que a Pfizer conhece bem. E a educação, por se tratar de uma necessidade identificada no Brasil”, esclarece o diretor.
Os projetos são destinados à população em geral (crianças, jovens e adultos) de diversas localidades brasileiras, como São Paulo e Guarulhos, no Estado de São Paulo; Piauí, Bahia e Pernambuco. “Até o final 2010, a companhia investiu R$ 8,6 milhões em seus projetos sociais e beneficiou, ao todo, aproximadamente 367 mil pessoas”, destaca.

Projetos socioambientais

O apoio à comunidade é um dos valores estabelecidos mundialmente pela Pfizer, que está sempre em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas. Uma das maneiras encontradas pela companhia para apoiar e valorizar as comunidades onde atua é investir e participar de projetos sociais.
Segundo o diretor de Assuntos Corporativos, o primeiro projeto criado pela empresa é o Programa Pfizer de Educação Ambiental. “Seu objetivo é conscientizar educadores e estudantes a respeito da importância de adotar atitudes que preservem o meio ambiente. O projeto teve início em 2000, juntamente com a Diretoria de Ensino da Região Sul de Guarulhos”.
Além deste, a companhia desenvolve os seguintes projetos sociais:

  • Projeto Cabra Escola: Criado em parceria com o Movimento de Organização Comunitária (MOC), a iniciativa visa erradicar o trabalho infantil e aumentar a renda das famílias carentes da região do semiárido da Bahia. O projeto contribui desde 2002 com a permanência das crianças na escola e combate à desnutrição por meio da caprinocultura.
    Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo: Fundada em 1950, a Casa atende aproximadamente 100 idosos e, com o apoio da Pfizer, dá a eles a oportunidade de integração social, com cuidados médicos, odontológicos e ocupacionais. A Pfizer atua dentro da casa proporcionando aos moradores aulas de informática.
  • Cores da Vida: Em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz, o projeto tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, a partir da formação de uma rede articulada no território de quatro casas de apoio a crianças com câncer em São Paulo.
  • Programa Jovens Empresários: Iniciado em 2001, o programa promove a inclusão social e a preparação de adolescentes da cidade de Campinas (SP) para o mercado de trabalho. É promovido pela ONG Ação Forte, criada pelos funcionários da fábrica de Campinas.
  • Projeto Jovem Produtor: Criado em 2006 a partir de uma parceria da Pfizer com a ONG Care Brasil, o projeto incentiva a criação de suínos e aves, com o objetivo de gerar renda para famílias, combater a pobreza, incentivar a permanência dos jovens em suas cidades de origem e melhorar a qualidade da alimentação da população de municípios do Piauí.
  • Tear: O projeto promove, por meio de oficinas terapêuticas e profissionalizantes, a reinserção social de portadores de transtornos mentais. Além da reabilitação psicossocial, esse trabalho assegura geração de renda aos participantes e suas famílias, por meio da comercialização dos materiais produzidos. O projeto é uma iniciativa da Pfizer, da Prefeitura de Guarulhos e da Associação Cornélia Vlieg.
  • Projeto Vale Sonhar: Com o objetivo de prevenir a gravidez na adolescência, o projeto foi criado em 2004, em parceria com o Instituto Kaplan. Por meio de oficinas, o programa identifica os sonhos desses jovens e os ajuda a traçar um plano de vida. Eles conseguem ainda, por meio de oficinas, prever o impacto da gravidez precoce, bem como são motivados a aprender e a praticar o sexo seguro.
  • Brasil Respirando Melhor: Realizado em parceria com a ONG Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), o projeto tem o objetivo de contribuir para a proibição do fumo em ambientes fechados e de uso coletivo no país, além de conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo.

Gestão e prestação de contas

A Pfizer dispõe de fontes próprias de recursos para patrocinar, financiar e apoiar o desenvolvimento de seus projetos sociais. “Para acompanhar de perto os projetos sociais nos quais atua, além de receber relatórios mensais sobre o andamento de cada um, a Pfizer faz visitas periódicas e promove reuniões mensais com as ONGs e entidades parceiras. Também são enviados para a companhia relatórios financeiros trimestrais, como forma de prestação de contas”, conta Ciro Mortella.

Conquistas

A companhia aponta como as conquistas as constantes contribuições para o desenvolvimento das pessoas, das comunidades e de suas relações entre si e com o meio ambiente. “Assim, a companhia contribui para a melhoria dos lugares em que atua. Prova disso são os reconhecimentos, inclusive internacionais, alcançados pelos projetos”, ressalta.
Mortella cita como exemplo o Cabra Escola, que é reconhecido pelo Banco Mundial e pelo Unicef como experiência modelo e como uma das intervenções melhores sucedidas de erradicação do trabalho infantil na região sisaleira da Bahia. “Em 2008 o projeto recebeu o prêmio Corporate Citizen of The Americas, conferido pela Trust for the Americas, uma organização sem fins lucrativos criada em 1997 e afiliada à Organização dos Estados Americanos (OEA)”, complementa.
Voluntariado interno
Além do desenvolvimento de projetos socioambientais, a Pfizer incentiva ainda a participação de seus funcionários em ações sociais com o Programa Voluntários Pfizer. Em 2010 foram desenvolvidas diversas atividades, como o Projeto ContAção de Histórias, que contribuiu para a humanização do ambiente hospitalar e de outras instituições. A companhia também promoveu em 2010 o Dia dos Voluntários Pfizer, que contou com a participação de 170 colaboradores em um mutirão social que aconteceu na Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo.

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup