Saúde em primeiro lugar

Por: Revista Filantropia
01 Novembro 2004 - 00h00

Novas habilidades. Esse é o significado do nome da empresa Novartis, que vem do latim novae artes. A escolha dessa nomenclatura foi bem apropriada, pois o compromisso da multinacional é pesquisar e desenvolver produtos inovadores que melhorem a qualidade de vida e saúde das comunidades.
Nascida da fusão de duas grandes companhias suíças, Ciba-Geigy e Sandoz, a Novartis investiu aproximadamente US$ 3,8 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento em 2003. A matriz fica na Suíça, mas existem filiais em mais de 140 países do mundo, que empregam cerca de 78.500 pessoas.
Interessada no Terceiro Setor, os trabalhos sociais da empresa acontecem tanto no Brasil quanto em outros países e estão voltados para a área de saúde.

No Brasil

Embora as ações realizadas no Brasil também concentrem-se na saúde, elas são variadas e atingem um grande número de pessoas. O Dia da Parceria com a Comunidade, por exemplo, que existe desde 1997 em todos os países em que a multinacional tem filial, reuniu os funcionários da Novartis Brasil em 2003 para trabalhar em prol da Abegui – Associação Beneficente Guilhermina Maria de Jesus. No dia, realizaram-se oficinas que trabalharam com saúde, capina e preparo de terreno para plantio de pomar, restauração da área de eventos e da trilha ecológica, pintura das janelas e impermeabilização das paredes, arrecadação de produtos para o bazar, fixação de extintores de incêndio e implementação de normas de segurança.
A área de oncologia da Novartis Brasil apóia a luta contra o câncer infantil patrocinando a Caminhada do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) desde a primeira edição. Além disso, a empresa também ajuda o Projeto Assinatura Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral), que alia arte e solidariedade, e também angaria fundos para as atividades da associação. A filial brasileira ainda mantém uma campanha solidária para ajudar a ACTC – Associação de Assistência à Criança Cardíaca e à Transplantada do Coração.

Global Compact

O Global Compact, iniciativa das Nações Unidas para promover a cidadania global com valores universais, também incentivou ações na empresa, como no caso do Programa de Cidadania Corporativa da Novartis, que envolve cerca de 2 mil funcionários distribuídos pelas unidades de Santo Amaro, Taboão da Serra (SP), Resende, Campo Grande e Barra da Tijuca (RJ). Lançado em maio deste ano, o projeto enfoca o relacionamento com o público (consumidores, funcionários, fornecedores, mídia etc.) e as questões de ética, transparência, respeito e responsabilidade. A empresa foi uma das primeiras a aderir aos princípios do Global Compact.

Ações internacionais

A Novartis tem diversas metas ligadas à saúde para atingir internacionalmente. Um exemplo disso é a participação na Aliança Global para Eliminação da Hanseníase, que tem o compromisso de eliminar a doença como problema de saúde pública em todo o mundo até 2005. A multinacional doou 22 milhões de unidades das drogas que compõem a substância que cura a hanseníase à Organização Mundial da Saúde (OMS) até o final de 2002. Dessa empreitada participam também a OMS, a Nippon Foundation e a International Federation of the Anti-Leprosy Associations (Ilep).
A erradicação da malária no mundo também faz parte dos desafios da empresa. Assim, a Novartis fornece o medicamento utilizado para combater a doença a preço de custo para os países em desenvolvimento. Além disso, há o Instituto Novartis de Pesquisa em Doenças Tropicais, em Cingapura, que investe em pesquisas para o tratamento de doenças como tuberculose e dengue. Inaugurado em 2003, o instituto também educa jovens cientistas e ensina como as pessoas podem aprender a lidar com essas doenças no dia-a-dia. De acordo com a OMS, a tuberculose mata cerca de 2 milhões de pessoas no mundo anualmente, e a dengue infecta aproximadamente 50 milhões de pessoas por ano.

www.novartisfarma.com.br

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book Como começar uma⠀ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book 18 PASSOS essenciais para ajudar sua ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

PARCEIROS VER TODOS