Um porto seguro para as próximas gerações

Por: Paula Craveiro
01 Janeiro 2011 - 00h00

A Porto Seguro, uma das maiores companhias de seguros do país, foi fundada em 1945. Sua missão é “assumir riscos e prestar serviços, garantindo agilidade, por meio de um atendimento familiar que supere as expectativas, a custos competitivos”. Já os valores fundamentais da seguradora são: cooperação, trabalho, sinceridade e justiça, associados a outros, como interdependência (entre funcionários, dirigentes, acionistas, corretores e prestadores de serviços); busca da concódia interna e externa, por meio de princípios éticos; diálogo e participação; e dedicação.

A corporação emprega atualmente, de forma direta, mais de 7,2 mil funcionários, distribuídos em 120 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Conta ainda com mais de 20 mil corretores independentes cadastrados, sendo mais de 10 mil corretores ativos que vendem seus produtos pelo Brasil. “Quanto ao número de voluntários, é importante destacar que não se trata de um grupo fechado. Assim, não conseguimos dizer quantos voluntários fazem parte. Cada pessoa é livre para contribuir quando pode, então, é possível que participe de ações esporadicamente. Nossa métrica é o número de participações voluntárias, que é o número de vezes em que os voluntários atuaram”, explica Mirian Mesquista, responsável pela área de Responsabilidade Social e Ambiental da Porto Seguro.

Desenvolvimento social

Segundo Mirian, para a Porto Seguro, ser uma empresa socialmente responsável é ter a capacidade de ouvir os interesses dos mais diversos segmentos da sociedade e conseguir incorporá-los ao seu planejamento. “Por conta disso, a corporação, em busca de um país melhor para as gerações atuais e futuras, preocupa-se em planejar ações sustentáveis, conscientizando as pessoas – sejam clientes, funcionários, parceiros de negócios – sobre a importância das causas sociais e ambientais. Esses valores fazem parte da filosofia e da visão da Porto Seguro”.

Projetos socioambientais

A ideia de desenvolver projetos socioambientais surgiu em 1998, durante um almoço entre o presidente da companhia, Jayme Garfinkel, e alguns funcionários. Em meio ao bate-papo nasceu a primeira iniciativa, que consistiu na criação de um grupo para ajudar a comunidade do bairro de Campos Elíseos, região central de São Paulo, onde está a matriz da Porto Seguro. “A partir de então, os colaboradores envolvidos passaram a se reunir voluntariamente, a cada 15 dias, para discutir ações de melhoria para a região. Esses encontros resultaram na criação da Ação Social Porto Seguro, que, em 2001, passou a atuar de maneira mais sistemática e definida”, explica Mirian.


Com base na Visão Estratégica de 2005, que definiu o desejo de fazer da Porto Seguro “uma empresa caracterizada por suas ações consistentes e institucionalizadas, de caráter social na comunidade, e por auxiliar e inspirar a sociedade em relação aos temas sociais”, foi criada a Casa Campos Elíseos Melhor, espaço que concentra grande parte das ações de Responsabilidade Social da companhia, sobretudo aquelas destinadas à qualificação e capacitação profissional, geração de renda, educação e cidadania, por meio de diversos cursos e oficinas.

“Dois anos mais tarde, iniciaram-se as atividades da área de Responsabilidade Social e Ambiental, criada com o intuito de fortalecer os projetos desenvolvidos até então e expandir as iniciativas para outras frentes, como sensibilização e preservação ambiental”, conta. Atualmente, a área coordena as ações socioambientais promovidas pela seguradora.

As iniciativas estão estruturadas em projetos sociais e ambientais, conforme detalhado a seguir:

Projetos sociais

A Casa Campos Elíseos Melhor é um espaço destinado à capacitação profissional, geração de renda, educação e cidadania, com atividades que abrangem cursos, oficinas culturais, práticas esportivas, palestras, entre outras, dirigidas a moradores dos bairros de Campos Elíseos, Santa Cecília, Marechal Deodoro, Santa Ifigênia, Bom Retiro e Luz, todos na região central de São Paulo.

Na área de capacitação profissional, a casa oferece cursos de informática, telemarketing, cabeleireiro e manicure, montagem e manutenção de micros, técnica administrativa, refrigeração residencial, mecânica e eletroeletrônica, funilaria e pintura. As iniciativas para promover geração de renda incluem principalmente oficinas de artesanato, como pintura em tecido, biscuit e bijuteria.

Por fim, as ações em Educação e Cidadania envolvem o programa Esporte em Ação e Ginástica na Praça, com práticas realizadas na Quadra da Casa e na Praça Princesa Isabel; o Espaço de Aprendizagem, com livros e outros materiais para estimular o hábito da leitura e amparar os estudantes em suas tarefas e trabalhos escolares, além de oficinas de teatro, capoeira e dança.

O Programa de Voluntariado conta com a participação de funcionários e corretores da companhia. “O programa tem o objetivo de estimular, cada vez mais, a participação desse público nos projetos de responsabilidade social. Assim, quinzenalmente, são realizados encontros de voluntariado, no qual o grupo debate ideias e sugestões para os projetos, e ações pontuais, nas quais os voluntários podem atuar na prática, em visitas a instituições e apoio à comunidade”, explica Mirian Mesquita.

Projetos ambientais

No tocante à gestão ambiental, a Porto Seguro conta com uma série de iniciativas para promover a reciclagem e a destinação correta dos diversos materiais utilizados nas dependências da corporação, tais como: gerenciamento de resíduos dos Centros Automotivos Porto Seguro e oficinas referenciadas, gestão de resíduos eletrônicos, reciclagem de resíduos sólidos, além de programas de redução do consumo de água e energia elétrica e uso de ar condicionado ecológico.
Mirian conta que, no âmbito da educação ambiental para funcionários, “a seguradora visa conscientizar seus colaboradores sobre a importância de adotar práticas que favoreçam a preservação ambiental, por meio de iniciativas como a Hora da Terra, em que as luzes do complexo matriz da corporação permanecem apagadas em determinado horário durante o dia; coleta seletiva interna; campanhas e palestras; incentivo ao consumo consciente, com ações para promover o uso de sacolas alternativas ao plástico, por exemplo, entre outras”.

A educação ambiental em comunidades envolve o apoio a projetos como o Abrigo Dom Bosco, núcleo de catadores de materiais recicláveis mantido pelo Liceu Coração de Jesus, dos Salesianos; e ações como a campanha Aprendendo com Brinquedos, dirigida a crianças de escolas públicas da região do bairro de Campos Elíseos, a fim de mostrar a importância da preservação do meio ambiente por meio de atividades recreativas, teatro, leitura, entre outras. “A companhia atua ainda na conservação de praças e áreas verdes da capital paulista, em bairros como Campos Elíseos, Pacaembu e Pirituba”, completa Miriam.

Além das ações já citadas, a Porto Seguro promove atitudes sustentáveis em duas rodas. “Aqui estão inclusas as iniciativas para explorar as diversas possibilidades de uso das bicicletas, em serviços como o Bike Socorro e a Bike Vistoria, destinados ao atendimento a segurados”, afirma. Também são realizadas campanhas de coleta e análise de poluentes, que incluem ações de coleta de materiais como pilhas, baterias, cartões magnéticos e óleo de cozinha usado, dirigidas ao público em geral e realizadas nas cidades de São Paulo, Campinas e Santos. “Envolvem ainda iniciativas como o serviço de análise de emissão de poluentes, disponível nos Centros Automotivos Porto Seguro da Grande São Paulo e nas Linhas de Inspeção Móvel, que percorrem diversas cidades durante o ano. A análise também é realizada em cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo, com ação denominada Eco Check-up”, destaca.

Prestação de contas

“Os resultados das ações socioambientais promovidas pela companhia são divulgados principalmente em veículos de comunicação internos, como intranet e publicações corporativas, destinados tanto a funcionários quanto a corretores, e também por meio de eventuais pautas tratadas na imprensa sobre esse tema”, explica Mirian.
No site da Porto Seguro, menus Corporação Porto Seguro e Responsabilidade Social e Ambiental, encontram-se informações completas sobre as iniciativas, disponíveis a todos os públicos.

Conquistas e metas

Apesar dos números bastante positivos, “nosso grande desafio é sensibilizar ainda mais as pessoas quanto aos temas sociais e ambientais, a fim de estimular atitudes que, inúmeras vezes, estão adormecidas em nosso cotidiano e são tão necessárias”, conclui Mirian.

 

Número de pessoas beneficiadas pelos projetos

Os números abaixo são referentes a alguns dos resultados de 2009, somando todas as ações sociais e ambientais da Porto Seguro, dentre elas, o atendimento à comunidade na Casa Campos Elíseos Melhor:

  • 63 ações pontuais e encontros de voluntariado
  • 1.791 participações voluntárias
  • 36 novas instituições adotadas
  • 32.537 pessoas beneficiadas
  • 59.826 donativos arrecadados
  • 738 pessoas capacitadas em cursos e oficinas
  • 180 pessoas atendidas nos programas de Educação e Cidadania
  • 72 pessoas inseridas no mercado de trabalho
  • 10 novas sucursais participantes do programa de voluntariado
  • 1.137 crianças adotadas na campanha “Seja um Papai Noel”
  • 10 mil litros de óleo de cozinha reciclados
  • 3 toneladas de pilhas, baterias e cartões plásticos reciclados
  • 300 toneladas de resíduos reciclados
  • 132.255,96 kwh economizados com o programa “Hora da Terra”

 

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book Como começar uma⠀ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

BAIXE GRATUITAMENTE
E-book 18 PASSOS essenciais para ajudar sua ONG

BAIXE GRATUITAMENTE

EDITAIS
23.290
Oportunidades Cadastradas
9.597
Modelos de Documentos
4.132
Concedentes que Repassam Recursos
Prazo
1 Out
2021
The Land Accelerator - América Latina
Prazo
1 Ago
2021
AAAS Kavli Science Journalism Awards
Prazo
Contínuo
Super Desafio COVID-19 - Startups
Prazo
10 Ago
2021
The Chelsea International Photography Competition 2021
Prazo
5 Jun
2021
Prêmio Excelência em Competitividade 2021
Prazo
15 Dez
2021
Premio Iteramericano a Las Buenas Práticas para el...
Prazo
15 Jun
2021
FAPESP / M-ERA.NET 2021 – Ciência de Materiais e...
Prazo
Contínuo
Adobe Creative Residency Community Fund
Prazo
15 Jun
2021
Professional Fellowship 2021
Prazo
15 Jun
2021
2º Call for Partnerships - Global Media Defence Fund

PARCEIROS VER TODOS