Vitrine Responsável

Por: Revista Filantropia
01 Setembro 2002 - 00h00
A organização não-governamental Parceiros da Vida, de São Paulo, está lançando a primeira world shop brasileira, uma vitrine para produtos solidários - artigos artesanais confeccionados por outras ONGs, instituições filantrópicas e comunidades organizadas em torno de programas de geração de renda.

A loja, que será inaugurada no Shopping Plaza Sul, em setembro, segue a fórmula do ”comércio justo” (fair trade), um movimento criado há cerca de 40 anos na Europa. Lá, já são mais de 2,5 mil world shops faturando mais de US$ 15 milhões por ano.

“O principal objetivo da loja é gerar trabalho e renda para as organizações sociais e famílias que morem fora dos grandes centros, inibindo as correntes migratórias e criando canais de comercialização para o escoamento dos produtos que essas organizações sociais e famílias fabriquem. Dessa forma, elas poderão permanecer em suas cidades de origem, já que novas perspectivas de mercado serão geradas para a venda dos artigos por elas confeccionados”, esclarece o profissional de Comunicação, Fernando Credidio, presidente da Parceiros da Vida.

Desenvolvimento Sustentado

O “comércio justo” é resultado de uma parceria entre produtores e consumidores, que trabalham unidos para ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelos primeiros, visando a aumentar o seu acesso ao mercado e, principalmente, a promover o processo de desenvolvimento sustentado.

O projeto procura criar, também, meios e oportunidades para a melhoria das condições de vida e de trabalho, especialmente dos pequenos produtores menos favorecidos. O objetivo é promover a eqüidade social, a proteção ao meio ambiente e a segurança econômica por meio do comércio e da promoção de campanhas de conscientização.

O movimento envolve, atualmente, mais de cinco centenas de produtores no Hemisfério Sul, múltiplas organizações de exportadores e importadores e aproximadamente 2.500 lojas de artigos solidários somente na Europa. “As world shops são um sucesso nos países desenvolvidos e serão igualmente bem-sucedidas aqui, no nosso País, uma vez que o brasileiro é um dos povos mais solidários do mundo. Tal fato ficou comprovado em 2001, com o sucesso do Ano Internacional do Voluntário”, declara Credidio.

Parceria e Responsabilidade Social

A abertura da primeira loja somente foi possível graças a uma parceria firmada com o Shopping Plaza Sul - por onde circulam mais de um milhão de pessoas todos os meses -, um dos quatro centros comerciais mantidos pelo grupo Plaza Shopping Empreendimentos, conglomerado que controla outros estabelecimentos do gênero, como os shopping Paulista, West Plaza e Higienópolis, todos localizados em São Paulo.

Por meio desse projeto, o Plaza Sul passa a ser o primeiro shopping center do País a apoiar uma ação social em caráter contínuo, sem que esse apoio esteja atrelado a campanhas institucionais e promocionais costumeiramente adotadas para divulgar sua marca nas datas mais importantes do calendário do varejo.

Segundo Fernando Credidio, essa é uma tendência do mundo corporativo: “Como os recursos do Poder Público são escassos e, na maioria das vezes, mal empregados, cabe às empresas e aos elementos da sociedade serem os agentes sociais no processo de desenvolvimento do País, contribuindo ativamente nessa missão”, explica o presidente da Parceiros da Vida.

Marco Antonio Pathé, superintendente do Shopping Plaza Sul, compartilha dessa opinião e acrescenta: “Os shopping centers são vetores de crescimento e estão cada vez mais focados, com identidade forte e sabendo a quem vão atender. Com os serviços, marcas e produtos mais parecidos, os centros de compras buscam constantemente diferenciais valorizados”. Para Pathé, ao mesmo tempo que os centros comerciais estão identificados com seu público potencial, surge aí uma grande oportunidade de apostar no projeto. “Estamos cedendo um espaço em uma de nossas áreas mais nobres, sem a cobrança de luvas, aluguel, condomínio e fundos de promoção”.

Franchising e Quiosques

O plano também prevê a implantação de outras lojas em shopping centers de todo o País, no processo de franchising - sistema que já responde por mais de 25% do faturamento bruto do varejo brasileiro.

Da mesma forma, a Parceiros da Vida montará quiosques - cujo mix de produtos será semelhante ao do comercializado nas lojas - seguindo o conceito store in store (uma loja dentro de outra), em espaços alternativos como redes de hipermercados, academias de ginástica, hotéis, postos de gasolina, clubes, campi de universidades, parques temáticos, museus, livrarias e cafés, entre outros que costumam receber um grande fluxo de pessoas. Os quiosques serão implantados também em shopping centers onde não haja espaço disponível para a instalação de uma world shop tradicional.

Até o fim de 2003, a meta é abrir pelo menos 30 franquias das lojas e quiosques no País, a maioria nas cidades das regiões Sul e Sudeste. ”A combinação mais gloriosa para qualquer profissional é gostar do que faz, ajudar pessoas e ser remunerado por seu trabalho. Por isso, temos recebido diversas consultas para a abertura de pontos de venda”, afirma Credidio.

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

Voluntariado

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

  • Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup